
10 coisas que se pode dizer às mães à vontadinha
As mães são uma classe muito sensível.
Habituam-se a ser mulheres, amigas, conselheiras, orientadores de uma casa que transformaram em lar, confidentes, apaziguadoras, juízes e principalmente mães, e talvez por isso sejam campeãs a atirar outras mães para o banco das rés no tribunal da maternidade.
Porque a mãe é que sabe mas cada uma à sua maneira.
Esta geração de mães, na qual a minha mulher está inserida, é a mais irritante, competitiva e opinativa de todos os tempos. Hoje em dia, quando o tema são os filhos ou maternidade a margem para fazer conversa, sem que alguém se sinta ofendida, é muito curta. Tem de se escolher muito bem as palavras usadas e com a quantidade de informação acessível na net (nem sempre fidedigna) e a troca de ideias nas redes sociais e fora delas, não há mãe que resista a não dar palpites sobre educação, maternidade ou amamentação a qualquer mamífero com uma cria ao colo.
Nada se pode dizer às mães.
Obviamente que não estou a dar novidade nenhuma quando vos digo que num grupo de mães não se pode sugerir que alguém está a fazer algo errado. Não se pode insinuar que ser mãe a tempo inteiro não é um emprego a sério, nem que o leite adaptado é pior/melhor que leite materno. Não se pode sugerir que ter dois filhos é mais fácil que ter apenas um, e nem pensar em dizer que usar sling é melhor/pior que usar carrinho.
Algumas mães defendem-se com unhas e dentes, outras apenas se manifestam corporalmente – um suspiro mais prolongado, um revirar de olhos ou até um levantar de sobrancelhas. Nem on-line podemos fazer um comentário sem que tenhamos dezenas de mães assustadoras de olhos postos no post (ou comentários menos próprios…)! O melhor mesmo é abstermo-nos de comentar.
Infelizmente, quando também somos pais, é quase impossível não falar sobre o tema, e não estamos, obviamente, imunes a meter o pé pela argola.
A pensar nisto fiz uma pequena lista das coisas que se pode dizer a qualquer mãe sem gerar “fricção”:
- Bom dia
- São tão giros! / Estão tão crescidos
- Sim
- Deixa estar que eu agarro a porta
- És a minha heroína
- Estás ótima!
- Como é que consegues fazer tudo?
- Como achares melhor.
- Grátis
- Mais vinho?
E é, basicamente, isto.
Porque as mães são uma chatas. E ter filhos é uma chatice. O que não quer dizer que não valha a pena. Aliás, os miúdos são fantásticos. Bem, os meus são fantásticos! Os teus são irritantes e indisciplinados e não sabes educa-los.
Desculpa,
quero dizer, Estão tão crescidos!
Baseado e adaptado por Up To Kids®
do original The Only 8 Things You Can Safely Say to Parents, publicado no Scary Mommy
Todos os direitos reservados
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.