Os grupos de mães do FB são um fenómeno que já tiveram um grande Boom mas que, apesar de estarem mais “mornos”, continuam a mover muita mamã, muita opinião e muita troca de galhardetes.
Cada cabeça sua sentença, costuma-se dizer. Agora imaginem aquilo a que já nos habituamos a ver, mas adaptado a grupos de mães de crianças com alergias alimentares! God! Não se aguenta!
Dez tipos de mães (de crianças com alergia alimentar…) dos grupos do Facebook
-
Lavoisier
Para esta mãe, nas redes sociais nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. É vê-la criar grupos temáticos no Facebook alimentados, única e exclusivamente, por conteúdos produzidos por terceiros. It’s a piece of a cake!
-
Caps Lockiana
Há alguém que lhe explique onde se desliga o raio do Caps Lock ou que usá-lo assim é como se estivesse a gritar? ANAFILAXIA! ALERGIA! RISCO DE VIDA! ADRENALINA. Áááá. Hum, ninguém?
-
Viral
Esta mãe está para os grupos do Facebook, como o Influenza para uma sala de espera de um hospital, no pico da gripe. Dissemina os seus posts em tudo quanto é sítio. Naqueles dias mais inspirados nem o placard de avisos do condomínio do prédio lhe escapa ou a porta do WC, da área de serviço de Aveiras de Cima.
-
Sassá Mutema
É a salvadora da pátria por excelência. Tem grandes planos para o seu bairro, para a comunidade alérgica e, quiçá, para o mundo… o problema é que não conhece nenhum dos três tão bem como isso.
-
Forasteira
Da forasteira sabemos pouco, apenas que está nestes grupos com uma “agenda” qualquer, a maior parte das vezes de índole comercial/promocional. Por vezes, salta a pés juntos para dentro de alguns posts, a dizer barbaridades, mas não o faz muitas vezes porque caem-lhe todas em cima. Go mums!
-
Abnegada
É aquela que cheia de entusiasmo partilha, por exemplo, a foto de umas novas bolachas sem leite, sem ovos e sem trigo, o rótulo destas e a confirmação da marca, por escrito, que a linha de produção é benzida e higienizada 10 vezes ao dia.
-
DiY
Uma partilha de uma mãe abnegada dá sempre o mote para a intervenção de uma mãe Do it Yourself (DiY).
“O quê? Já viu a quantidade de açúcar, corantes e conservantes que essas bolachas, que acaba de partilhar, têm? Eu cultivo os meus próprios cereais, colho-os, torro-os, moo-os e envolvo-os nos mais exclusivos ingredientes, para dar origem a umas não menos exclusivas e muitooo mais saudáveis bolachas”.
-
Sibila
Quando os posts já vão longos há sempre uma sibila que chega para esclarecer dúvidas e apaziguar espíritos inquietos… por mensagem privada (MP). Atenção MI6, NSA, SIS, KGB, Inspector Gadget. Esta mãe sabe “cenas”.
-
“Mama”
A “mama” é uma mamã que algures no processo de evolução perdeu a capacidade de colocar acentos nas palavras. Darwin explica isto muito bem.
-
Attenborough
A mãe Attenborough é uma estudiosa destes fenómenos sociais. Está em todos os grupos dedicados ao tema das alergias alimentares, mas raras vezes se envolve. Tudo em prol do distanciamento que a análise social requer, obviamente.