
11 Regras de vida que os seus filhos não vão aprender na escola
Tem circulado pela Internet um texto sobre as 11 regras de vida proferidas por Bill Gates num discurso numa escola secundária nos EUA. Diz-se que chegou de Helicóptero, entrou na sala, e em menos de 5 minutos leu as onze notas que teria escrito no seu notebook. A plateia teria aplaudido de pé ao longo de 10 minutos sem parar. Bill Gates teria agradecido e abandonado a sala.
Na verdade, essas regras foram escritas por Charles Sykes, autor do livro “50 Rules – Kids Won’t Learn in School”, um educador preocupado em preparar os nossos filhos para um futuro real. Charles Skyes defende que a proteção excessiva das crianças e o ensino politicamente correto normalmente aplicado nas escolas, tem criado uma geração de crianças sem noção da realidade e acredita que devemos prepará-los para o fracasso no mundo real.
Transcrevemos aqui as 11 regras de vida (das 50 regras) que Charles Sykes recomenda que ensinemos aos nossos filhos:
1 – A vida não é justa, habitua-te…
2- O mundo não está preocupado com a tua auto-estima. O mundo espera que alcances objetivos independentemente de te sentires bem ou não contigo próprio.
3 – Não vais ganhar 40 mil € por ano quando acabares o curso, e também não vais ser vice-presidente de uma empresa e ter carro de serviço, a não ser que trabalhes para os merecer.
4 – Se achas que o teu professor é mau, espera até teres um chefe. Este sim, não terá pena de ti.
5 – Virar frangos ou hambúrgueres nas férias não é nenhuma vergonha. Aliás, os teus avós chamavam a esses part-times oportunidades!
6 – Se fizeres asneira e fracassares em qualquer objetivo da tua vida, os teus pais não têm a culpa. Não te queixes dos teus erros, assume-os e aprende com eles.
7 – Antes de nasceres, os teus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim depois de terem contas por pagar, depois de terem de arrumar o teu quarto e ouvir-te dizer o quão idealista és. Antes de tentares salvar o planeta, experimenta arrumar primeiro o teu quarto.
8 – Na faculdade tentam minimizar as diferenças entre vencedores e perdedores, mas na vida real não é bem assim. Na faculdade dão-te o máximo de oportunidades até conseguires a resposta certa, a nota positiva, o passar de ano. Podes até ter de repetir um ano. Na vida real, se errares és despedido.
9 – A vida não é dividida em semestres. Não terás sempre os Verões livres, e muito poucos (ou nenhuns) empregadores estarão interessados em ajudar-te a “encontrares-te”. Faz isso na idade certa.
10 – O que vês na televisão é completamente diferente daquilo que acontece na vida real. Na vida real, as pessoas têm que sair do café e ir trabalhar.
11 – Sê simpático com os Nerds, pois há uma grande hipótese de vires a trabalhar para um deles.
Traduzido e adaptado por Up To Kids®. Todos os direitos reservados
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.