
15 Dicas fundamentais de organização da casa
Com a correia do dia-a-dia e com o tempo tão sobrecarregado para fazer tudo aquilo que desejamos, temos que criar prioridades e abraçar tudo aquilo que nos traz melhor qualidade de vida, e por sua vez mais alegria e felicidade.
Está mais do que provado que organização facilita a nossa vida. Organização da casa é um processo que leva tempo, e é uma procura constante de simplificação da nossa vida. Não há fórmulas mágicas nem regras rígidas, cada um, com as ferramentas que possui, tem que conseguir alcançar o método que melhor se adequa à sua casa.
Contudo, há pormenores que são imprescindíveis, para se conseguir uma organização inteligente e ao mesmo tempo descomplicada, que nos ajudem a lidar de forma clara e prática com a desordem do dia-a-dia.
Faça o processo de destralhar a casa, da maneira que resultar melhor para si, isto é, de uma maneira radical ou pouco a pouco. Uma coisa é verdade, pequenas mudanças e a criação de hábitos e rotinas, fazem toda a diferença. No início pode ser penoso, mas com o passar do tempo, valerá a pena!
- Destralhe a sua casa, esta é a regra de ouro para se iniciar o processo de organização.
- Crie um lugar definitivo para cada tipo de objeto que tem em casa, sem isso nunca vai conseguir organizá-la.
- Aproveite o espaço, criando uma organização inteligente e prática, em função do espaço que tem.
- Use e abuse de produtos organizadores. O que seria a nossa casa sem estes? Um caos!
- Sempre que abrir um armário ou gaveta, deixe-o sempre mais organizado, basta arrumar o que possa estar fora do sítio. Este pequeno hábito vai fazer toda a diferença.
- Agrupe e organize todos os objetos similares, a dispersão faz com que estes se percam ou com que nós os percamos!
- Os objetos mais usados devem ficar visíveis e à mão, tudo o que é pouco usado deve ficar na parte de cima dos armários ou prateleiras.
- Ponha etiquetas de caixas opacas, assim saberá imediatamente o que contém cada caixa, evitando ter que abrir tudo para encontrar o que procura.
- Compre só o que necessita, comprar por impulso só vai encher mais a casa e dificultar a organização.
- Faça Listas / checklists das tarefas domésticas, para que nada fique esquecido.
- Faça uma tarefa de cada vez, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, vai fazer com que nenhuma tarefa fique realmente concluída.
- Não adie tarefas, a acumulação de tarefas é inimiga da organização – “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”
- Crie hábitos e rotinas, essenciais para que a organização “dure e perdure”!
- A desordem invisível é tão importante como a visível. Para uma melhor motivação comece pela visível (a que está a frente dos nossos olhos) e lentamente vá organizando a invisível (armários, gavetas, etc.).
- Faça uso da frase “menos é mais”. Tenha só o que realmente gosta e usa. O consumismo tornou-se um acto quase natural e que nos leva muitas vezes a comprar mais do que precisamos.
Como organização é um processo que nunca acaba, até porque o que funciona hoje pode não funcionar daqui a algum tempo, o que é importante é encontrar soluções funcionais, de acordo com as necessidades diárias de cada um.
Para que não perca tempo e não esmoreça a vontade de organizar, mãos à obra!
Cá estou eu pesquisando e estudando os melhores métodos de organização dando destaque à funcionalidade e praticidade, para depois poder partilhar com os leitores.
Olá
Curti muito esse blog.
Cumprimentos!
http://www.shameonyoublogueira.com da Portal Shame Intelimax
Blogueira Alice http://ticketjam.com.br/truques-para-ser-mais-inteligente/