
resoluções de mãe
15 resoluções de mãe para o novo ano
15 resoluções de mãe para o novo ano
“Vou responder a todos os convites para as festas de anos antes que os miúdos desapareçam com eles.”
Passo metade do ano a dizer aos meus botões que preciso de mudar algumas coisas no meu dia-a-dia para que possa ter mais tempo e mais qualidade de tempo com os meus filhos. Fui escrevendo algumas notas que agora compilo aqui numa lista de resoluções simples, que acredito que irão tornar o nosso ano melhor ainda.
Deixo-vos as minhas 15 resoluções de mãe para este ano. Querem acrescentar algumas à lista?
1.Vou parar de me comparar com as outras mães.
Cada uma faz o que pode e como pode, e eu faço o meu melhor todos os dias.
2. Vou organizar a festa de pijama que prometi à minha filha há mais de um ano.
Mesmo que não seja com as amigas todas, pelo menos com 4 delas. Ou duas. Ou vestimos pijamas aos bonecos, acampamos na sala a comer marshmallows e a contar histórias assustadoras!
3. Vou identificar a roupa TODA dos meus filhos.
Ir aos perdidos e achados todas as semanas e ver dezenas de casacos de capuz iguais é desesperante e não posso (nem quero) estar constantemente a comprar roupa nova.
4. Vou ensinar os meus filhos a serem sempre pontuais, e para isso vou deixar de me atrasar.
Parece tão fácil, não é?
5. Vou responder a todos os convites para as festas de anos antes que os miúdos desapareçam com eles.
Agora com os grupos de whatsapp acaba por ser mais fácil responder e não perder os convites. Mas os meus filhos eram especialistas em gostar tanto dos desenhos do convite que acabavam por desaparecer com ele antes que eu pudesse responder. E não responder a um convite é inaceitável. Pode vai, não pode não vai. Mas agradece-se e responde-se.
6. Vou ler, pelo menos, cinco livros que não sejam infantis.
E vou continuar a ler os livros infantis sempre que me pedem mesmo sabendo que já os podem ler sozinhos, porque qualquer dia deixam de pedir e sabe Deus as saudades que teremos desses serões.
7. Vou fazer mais programas ao ar-livre no inverno.
Vou vestir os miúdos até à ponta dos cabelos e habituá-los a não serem controlados pela meteorologia (a não ser que haja alerta, pelo menos, laranja)
8. Vou comprar ou costurar os fatos de Carnaval pelo menos duas semanas antes do entrudo. E os de halloween também.
9. Vou deixa-los brincar à vontade.
Vou começar a fechar a porta dos quartos ou mesmo a fechar os olhos quando eles estão a brincar no meio de um campo de batalha de brinquedos. Isso significa que eles estão felizes e eu estou por minha conta!
10. Vou deixar de ser uma control freak das arrumações e passar a brincar mais tempo com os miúdos e de forma mais espontânea e despreocupada.
Há-de haver sempre coisas para limpar, mas os momentos com eles são cada vez menos.
11. Vou substituir as pilhas aos brinquedos todos.
Por mais que me custe ouvir os Furbys a falar um com o outro, o carro dos bombeiros em alerta de incêndio e mil e uma luzes que transformam qualquer quarto de criança numa experiência noturna em Las Vegas, sei que todo este aparato os faz mais felizes.
12. Vou mudar os id-passes dos i-gadgets e do wi-fi.
As apps aparecem-me como ervas daninhas e acredito que, neste caso, tenho de cortar o mal pela raiz. Além disso, o youtube e a televisão em streaming tem de ser urgentemente limitados.
13. Vou deixar de trazer trabalho para casa.
Não há nada mais saudável numa mãe que desligar o botão trabalho e ligar o botão família quando chega a casa! Não só por eles mas também por mim.
14. Vou andar ainda com mais lenços de papel na carteira.
Estou farta de limpar narizes com a ponta dos dedos e cantos da boca com o dedo polegar.
15. Vou continuar a agradecer diariamente o momento em que aconchego os meus filhos na cama e lhes dou um beijinho de boa noite.
Nesta rotina diária apercebo-me que eles estão a crescer, eu estou a envelhecer e somos uns sortudos porque nos temos uns aos outros.
E por aí? Quais as resoluções de mãe e pai para este ano?
Up To Kids® | Todos os direitos reservados
imagem de capa@serendipity
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.
Adorarei este artigo! Parabéns e obrigada pela partilha!
Obrigada! 🙂