3 coisas que todos os filhos precisam dos pais

3 coisas que todos os filhos precisam dos pais

3 coisas que todos os filhos precisam dos pais

Os pais, com todo o coração, passam grande parte do seu tempo a fazer alguns sacrifícios em prol do bem-estar dos seus filhos. A tentar garantir que eles têm acesso a tudo aquilo que precisam para estarem felizes e terem um desenvolvimento saudável.

No entanto, fazer este exercício exige, muitas vezes, esforços aos pais que os faz centrarem-se naquilo que acreditam que os filhos precisam e não naquilo que de facto os filhos precisam ou querem dos pais.

Assim, se escutarmos um grande número de crianças há coisas que, regra geral, todas as crianças querem dos pais, mesmo que, nem sempre  sejam capazes de o dizer.

3 coisas que todos os filhos precisam dos pais

Em primeiro lugar, as crianças querem Amor

Todos nós gostamos de nos sentir amados, acarinhados e importantes no coração das pessoas que nos são mais próximas. E as crianças não são exceção, aquilo que mais desejam é ter a certeza absoluta que o pai e a mãe gostam dela.

Em segundo lugar, as crianças querem segurança

De novo, todos nós gostamos de nos sentir seguros e confiantes. Enquanto somos crianças a segurança interna e a confiança são, em grande parte, o resultado de uma relação tranquila, positiva e segura com os pais. Assim, as crianças precisam que os pais lhe tracem o caminho que devem seguir. Que definam os limites e as amem de tal forma que se sintam seguras e confiantes.

Em terceiro lugar, as crianças querem presença

As crianças precisam de sentir que o amor, segurança e confiança dos pais se reverte em momentos sintónicos e de cumplicidade com ela. Sendo que são os momentos de sintonia, de brincadeira e de ligação emocional com os pais que dão às crianças a estrutura de que precisam para se sentirem felizes e emocionalmente fortes.

Assim, o mais importante é que, os pais se centrem na relação com os filhos. Aquilo que as crianças querem é, regra geral, mais simples do que aquilo que os pais imaginam.

Por Cátia Lopo & Sara Almeida, Psicólogas Clínicas

A Escola do Sentir, promove o desenvolvimento emocional e social do indivíduo.

No mundo infantil, a Escola do Sentir prima e anseia por uma educação holística, focada na criança/adolescente, alicerçada numa intervenção com pais e numa forte vertente de intervenção social e comunitária.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.