3 competências essenciais para a criança ingressar no 1º ano
A entrada no primeiro ciclo é sempre um período marcante no desenvolvimento de uma criança. É, por isso, absolutamente fundamental que este passo se dê na altura certa e quando uma criança se encontra preparada para todas as exigências que a escolaridade implica.
Assim, apesar dos seis anos serem tidos em consideração como um indicador de que uma criança está preparada para a entrada na escola, não é verdade que aos seis anos todas as crianças estejam preparadas para dar esse passo. Da mesma forma, que também não é verdade que todas as crianças devam esperar até aos seis anos para iniciar a escolaridade. A decisão da altura certa para a entrada na escola torna-se ainda mais importante na crianças condicionais. Em Portugal, falamos de crianças que completam os 6 anos entre o mês de Setembro e de Dezembro. Nestes casos, é muitas vezes, atrasada – ou adiantada – a sua entrada na escola.
E porque é que esta decisão é tão importante?
Porque a adesão da criança ao primeiro ano é determinante para a forma como ela vai lidar a longo prazo com a escola e com a aprendizagem. Assim, para que a entrada no primeiro ano se dê de forma tranquila e sem colisões significativas entre a criança e a escola é essencial ter em consideração 3 competências essenciais para a criança ingressar no 1º ano:
1 – Desenvolvimento global da criança
É essencial avaliar se uma criança reúne ou não as competências essenciais ao processo de aprendizagem. Aqui inserem-se competências cognitivas, raciocínio prático, raciocínio verbal, atenção, memória, competências sensoriais e psicomotoras.
2 – Competências emocionais
É essencial avaliar se uma criança está emocionalmente preparada para o contexto escolar. Isto é:
- se está preparada para a frustração inerente à aprendizagem;
- tem os níveis de motivação suficientes para se envolver na aprendizagem;
- se apresenta algumas características essenciais como maturidade, segurança interna, autonomia, criatividade e imaginação.
3 – Competências sociais e familiares
A entrada na escola é muito mais do que apenas aprendizagem, implica socializar, rivalizar e que toda uma família se alinhe com novas exigências. Sendo essencial assegurar que quer as competências de socialização de uma criança, quer a sua dinâmica familiar estão alinhadas com as exigências da entrada na escola.
Por tudo isto, é essencial existir uma visão global sobre a criança e o seu contexto.
Perceber se a criança está apta à entrada na escola e a garantir que, sempre que se verificam fragilidades no desenvolvimento, os pais e a criança são capacitados com estratégias práticas. Só assim, poderá ser atenuado qualquer sobressalto que o impacto da entrada no contexto escolar possa gerar.
Nunca nos esquecendo que uma criança que entra no primeiro ano na altura certa e com as ferramentas certas, será sempre uma criança com melhor ligação à escola, com mais rendimento escolar e, por consequência, mais feliz.
Por Cátia Lopo & Sara Almeida, Psicólogas Clínicas
No mundo infantil, a Escola do Sentir prima e anseia por uma educação holística, focada na criança/adolescente, alicerçada numa intervenção com pais e numa forte vertente de intervenção social e comunitária.
1 comentário
Interessante… falam das crianças condicionadas… a minha questão seria o reverso, se uma criança que completa 6 anos no dia 31 de Agosto está preparada ou que que está melhor preparada que a outra criança que completa os 6 no dia 15 de Setembro???? Curioso….