
5 dicas de um Estudante para te ensinar a estudar!
5 dicas de um Estudante para te ensinara estudar!
Ninguém pode saber tão bem o que é ser um estudante com trabalhos de casa para fazer, testes para fazer na semana que vem e livros para ler, como outro próprio estudante. Aqui estão algumas estratégias dos verdadeiros especialistas para adolescentes sobre como…
…usar o tempo com sabedoria!
Se és um estudante, já sabes que o tempo que tens nos testes é fundamental para demonstrares o teu conhecimento. Mas não pares por aí. Se sabes que o tempo nos testes é importante, há uma forte probabilidade de o tempo nas tarefas de casa ser importante também. Estas dicas podem ajudar:
Dica 1:
Divide os grandes trabalhos em partes menores e menos intimidantes. Tens um trabalho de três páginas para fazer em uma semana? Define datas para trabalhar em pequenas tarefas relacionadas com o trabalho como:
- escolher um assunto,
- fazer pesquisas,
- escrever um primeiro rascunho.
Não tenhas medo de pedir a um adulto para te ajudar.
Dica 2:
Dá a ti mesmo tempo suficiente para trabalhar devagar e com cuidado. Não queres te precipitar ou acabar por saltar alguma parte de uma tarefa!
Dica 3:
Faz o que é devido primeiro. Se te deparares com uma longa lista de tarefas curtas, é muito fácil agarrar em todas de uma vez e começar a trabalhar em ordem aleatória. Mas essa não é a abordagem mais eficaz.
Reserva um minuto para estabelecer prioridades de acordo com o que é esperado primeiro e o que provavelmente levará mais ou menos tempo para ser concluído. Estuda hoje para o teste que tens amanhã, não para o teste que está marcado para a próxima semana.
Dica 4:
Não caias na armadilha “hoje não tenho de estudar”. Se a tua agenda estiver atualizada, olha em frente para ver o que está por vir: uma questão de aula para o final da semana ou uma ficha de consolidação para quinta-feira?
Usa esse tempo livre para começares a estudar no trabalho que precisas entregar mais tarde.
Dica 5:
Descreve a tarefa antes de começares.
Para um projeto sobre o crescimento de plantas, que materiais vais precisar de reunir?
Quantos dias vais precisar para que o feijão brote?
Quanto tempo vais precisar para escrever os teus resultados?
Pensa pela tua cabeça e descobre as etapas que tens de percorrer para saberes o que precisas e quanto tempo vais precisar para que isso seja feito.
Estas dicas ajudam-te a gerir o teu tempo, e a trabalhar duro também, mas é essa ética de trabalho que te ajudará no futuro, não importa o que decidires fazer na vida. Se és um estudante, “Usa o tempo com sabedoria!” e, em breve, “Abraça ferramentas simples!”.