5 truques

5 truques para facilitar a chegada do seu bebé

A vida não começa com o nascimento do bebé, apenas continua” e, por conseguinte, o bebé dentro do útero materno já desenvolveu costumes e hábitos próprios. Quando chegado o momento em que se deparam com uma nova realidade, muitos desses hábitos continuarão a fazer parte do dia-a-dia do seu bebé, tornando a sua vida no exterior muito mais confortável.

Com estes 5 truques conseguiremos que os bebés se sintam mais familiarizados e à vontade com o seu envolvimento, encarando esta mudança com tranquilidade:

  1. Alguns especialistas recomendam que não utilize luvas para as mãos do seu bebé. A explicação é simples: durante a gestação o bebé esteve em contínuo contacto com elas, ajudando-o a situar-se e na auto-exploração. Após o nascimento os bebés continuam a reproduzir este comportamento e, com luvas, sentir-se-ão estranhos ao ter algo nas suas mãos que os impede de sentir o que existe no mundo que os rodeia.
  1. Uma das posições preferidas de alguns bebés é colocar-se encostado à parte superior da sua cama, com a cabeça em contacto com a mesma. Tal acontece pois os bebés, no final da gestação, adquirem uma posição cefálica e pressionam constantemente, com a sua cabeça, a pélvis da mamã. Deste modo, após o nascimento, procuram a parte superior do berço de modo a sentirem-se mais seguros.
  1. O olfato é um dos sentidos que se desenvolve no decorrer da gestação. É graças a este sentido que o bebé, acabado de nascer, consegue encontrar o peito da mãe, guiando-se pelo olfato. Assim, o período da amamentação é um momento que tranquiliza o bebé, permitindo-lhe cheirar a mamã e fazendo-o sentir que não está sozinho.
  1. Pensemos que o bebé, enquanto está dentro a barriga da mãe, viaja sempre acompanhado. Deste modo é normal que após o nascimento, quando se encontrem sozinhos no berço, com cheiros, sons e luzes diferentes dos que conhece, se assustem e chorem. Um som familiar pode ajudar o bebé a acalmar-se: uma música que tenha colocado para ele ouvir durante a gestação ou um batimento do coração, som este que é bastante familiar por ser parecido ao que ouvia dentro da barriga da mamã.
  1. É certo que, no interior do ventre materno, o bebé é capaz de abrir os olhos e inclusive de poder distinguir algumas mudanças de luminosidade, quando esta é mais intensa. Contudo, durante a maior parte da sua vida intrauterina, encontra-se totalmente na escuridão. No momento do seu nascimento a luz intensa incomoda e assusta o bebé. Deste modo, um ambiente com uma luz ténue e suave tranquilizará e irá relaxar o seu bebé.

Certamente que com estes conselhos o seu bebé sentir-se-á mais comodo e familiarizado com o seu envolvimento. Contudo, sempre que o seu bebé chorar, não hesite em pegá-lo ao colo e colocá-lo junto ao peito, falando com ele num tom meigo e suave, pois este muitas vezes precisa de se sentir protegido, não gostando de estar sozinho.

“A ansiedade é o medo mal controlado que as crianças sentem ao dormirem sozinhas” – Adolfo GómezPapí, médico neonatologista.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights