A comunicação positiva e descritiva
Se eu te disser que és bonzinho, que és e sabes porque és, sabes como podes continuar a sê-lo?
Objetivos, esforço e resultados
É importante realçar aqueles comportamentos e ações que tanto nos derretemos ao ver a criança fazer. Valorizar os seus sucessos e esforços quando tentam dar o seu melhor em algo, é determinante para que se sintam motivados a continuar nesse registo, com dedicação. Devemos despertar a consciência de que ‘errar’ é aprender. Assim, as crianças entregam-se ao processo de se esforçarem para atingir os seus objetivos e não apenas pelos seus resultados!
Um simples ‘Uau, que lindo que és’ ou ‘Que bonzinho/a que és’ ou ‘Que bom aluno/a que és!’ não ajuda as crianças a perceber quem são.
Que ações devem repetir e continuar a realizar no seu dia-a-dia?
O que faz com que sejam bons, ou lindos? Que comportamento queremos elogiar? Perante os seus deveres e responsabilidades é perguntar-vos a vós o que entenderiam se vos dissesse ‘Que bonzinho/a que és!’.
Comunicação positiva e descritiva
É muito importante uma comunicação positiva e descritiva sobre a forma como a criança obteve o resultado e não especificamente sobre o resultado. ´Estou orgulhoso de ti porque te esforçaste muito para determinada tarefa’ – isto independentemente do resultado ter sido ou não fantástico. Assim, a criança sabe o que fez de bem.
Este tipo de comunicação não dá tanto espaço a interpretações erradas ou a conceitos construídos na cabeça da criança que não correspondem à realidade. Por exemplo, vocês podem achar que são bonzinhos/as porque neste momento estão a ler este artigo e eu posso ter tido isso porque são seguidores deste meu projeto ?).
✨Comunicar de forma descritiva sobre o empenho da criança em vez do mero resultado atingido faz realmente toda a diferença seja em casa, na escola ou na terapia! ❤
À paixão pelo seu trabalho com crianças com necessidades especiais aliou-se a paixão pela parentalidade nas Necessidades Especiais.