A evolução da linguagem dos 2 aos 6 anos
Enquanto pais queremos perceber se o nosso filho se encontra dentro do que é expectável na sua faixa etária e como podemos estimulá-lo. São frequentes preocupações como o meu filho troca muitas sílabas/sons nas palavras, as outras pessoas não o conseguem perceber… Pois bem, é certo que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento que deve ser respeitado, no entanto podemos e devemos estar atentos, conhecer mais sobre o percurso normal de desenvolvimento e saber como estimular da melhor forma em cada etapa.
Se houver dúvidas, fale com o seu médico de família, com o seu pediatra e não deixe de consultar um terapeuta da fala, estes são os profissionais a quem deve recorrer para que sejam efetuados os despistes necessários e para que, em caso de necessidade, a intervenção seja o mais precoce possível.
2 – 3 anos
Características
• Brinca ao faz de conta, por exemplo dar de comer a um boneco.
• “Idade dos porquês”.
• Diz o nome e a idade.
• Canta músicas simples e faz os gestos.
• Grande expansão de vocabulário.
• Nomeia e diz para que servem objetos comuns.
• Identifica imagens de ações.
• Responde a perguntas simples Quem? Onde? O quê?
• Identifica grande, pequeno e muito.
• Produz frases com 4 palavras (ex.: Eu quero um gato!; Hoje vou à escola!; Eu gosto de gelado!) e já começa a produzir frases coordenadas (ex.: “Eu quero um gato e um cão.”).
• Utiliza predominantemente substantivos mas também já utiliza verbos, adjetivos, determinantes, pronomes pessoais, alguns advérbios e preposições.
• Já começa a fazer a variação em género e número.
Atividades
• Reserve tempo para ouvir a criança e responder-lhe.
• Expanda os seus enunciados, por exemplo se a criança disser “comer”, diga “Vamos comer a sopa”.
• Envolva a criança nas atividades do dia-a-dia.
• Explore os brinquedos e os objetos do dia-a-dia com a criança: nome, características, para que servem.
• Explore livros.
• Façam jogos em que cada um joga na sua vez (lotos de imagens, de identificação de sons, de associação de pares, cores…)
• Se a criança ainda usa o biberão e/ou a chupeta, encoraje-a a deixar de usar!
Sinais de Alerta
• Só produz palavras simples.
• Não junta 2 palavras em frases simples (ex.: “dá pão”).
• Não responde a perguntas fechadas sim/não.
• Não aponta para partes do corpo a pedido.
• Não executa uma ordem simples.
3 – 4 Anos
Características
• Utiliza habitualmente uma linguagem compreensível para desconhecidos.
• Diz “eu” quando se refere a si.
• Compreende perguntas com os pronomes Porquê? Quanto? Como?
• Compreende os locativos: à frente, atrás, dentro, fora.
• Descreve acontecimentos do dia-a-dia.
• Conta pequenas histórias com apoio de imagens.
Atividades
• Converse diariamente com a criança.
• Deixe-a realizar atividades adequadas à sua idade e que desenvolvam a sua independência.
• Leia histórias em conjunto, deixe-a ajudar a contar a história e peça no final que conte a história para si.
Sinais de Alerta
• Utiliza um discurso ininteligível para estranhos.
• Utiliza mais os gestos que as palavras.
• Não executa ordens de duas ideias.
• Não responde a perguntas: O que é? Onde?
• Não faz trocas de turnos num diálogo.
• Fala só sobre um tópico específico.
4 – 5 Anos
Características
• Exprime-se de forma fluente.
• Pergunta o significado das palavras.
• Cumprimenta e pede desculpa.
• Fala sobre os seus sentimentos.
• Compreende ordens complexas.
• Usa frases completas.
• Começa a produzir frases subordinadas.
• Fala do passado e do futuro.
• Articula corretamente quase todos os sons.
• Identifica sílabas de palavras di e trissilábicas.
• Faz rimas.
Atividades
• Estimule a imaginação (ex.: teatro de fantoches).
• Cante canções.
• Brinque com a divisão silábica (ex.: dividir as palavras em bocadinhos – sílabas com recurso a palmas).
Sinais de Alerta
• Não comunica com estranhos.
• Não faz diálogos.
• Não descreve acontecimentos do dia-a-dia.
• Não responde a perguntas: O que é? Porquê? Como?
• Omite consoantes finais.
• Troca o /g/ por /d / (ex.: “dato” em vez de “gato”) ou o /k/ por /t/ (ex.: “tão” em vez de “cão”).
5 – 6 Anos
Características
• Participa em discussões de grupo e espera a sua vez para falar.
• Percebe críticas e comentários sobre si.
• Conta histórias complexas.
• Compreende perguntas complexas.
• Compreende os opostos.
• Articula de forma correta praticamente todos os sons da sua língua, pode ter dificuldade em articular palavras com grupos consonânticos.
Atividades
• Explore rimas, lengalengas, trava-línguas em canções e livros.
• Pergunte as sílabas inicias das palavras que aparecem durante um jogo.
Sinais de Alerta
• Não conta histórias nem descreve o seu dia.
• Utiliza frases mal estruturadas.
• Exprime-se de forma pouco fluente.
• Pronuncia mal as palavras.
Não se esqueça que a criança precisa de crescer e aprender e os adultos são o modelo, só através deles aprenderá a usar a linguagem adequadamente.
Por Terapeuta da Fala Rita Costa
Colocamos paixão no que fazemos. Acreditamos que cada pessoa é única, colocamos paixão em tudo o que fazemos, assumimos um compromisso consigo.