Quando a garganta dói
A garganta dói, a boca idem e engolir parece impossível
Ainda assim vamos comer!
O ideal é optar por comida pastosa ou muito picada, que desce facilmente. Puré de batata, massas bem cozidas, carne moída, ovos mexidos, legumes amassados com um bom azeite a regar tudo, podem ser boa opção. Para beber, pode experimentar o leite e os sumos de fruta cheios de vitamina e porque não combinar os dois e fazer um apetitoso batido natural?
Cuidado neste caso com frutas ácidas que irritam a boca, como o ananás e a laranja.
Deve também manter-se longe dos alimentos duros e ásperos. E nada de coisas quentes, que irritam a mucosa, prefira a temperatura ambiente. Se ainda assim for difícil engolir, uma boa dica: coloque a cabeça da sua criança para a frente na hora de deglutir.
E para sobremesa, que tal um puré de fruta, mousse de banana ou doce natural de pêssego? É fruta natural transformada em deliciosos cremes que não precisam estar frios na hora do consumo, cheios de vitamina, exatamente como se quer. Experimente as nossas sobremesas, fáceis de engolir e personalize a refeição do seu filho consoante o dói-dói! Valorize as queixas da sua criança, nós damos-lhe uma ajudinha!!
E enquanto a Primavera não chega, e porque o mau tempo não dá tréguas, aqui fica uma sugestão de receita para estes dias mais difíceis de dor de garganta.
PURÉ DE MANGA E BANANA
A polpa da manga é extremamente suculenta e doce
Valor calórico por 100g:
- 80.2 Kcal;
- 1g Proteínas;
- 0.4g Gorduras;
- 16.8g Hidratos de Carbono.
Ingredientes para 1 dose:
- 1 banana pequena, (de preferência Banana da Madeira por ser mais doce);
- 65g de manga.
Modo de Proceder:
Descasque a banana e corte-a em rodelas para um liquidificador. Descasque a Manga e corte-a aos cubos contra o sentido das fibras para dentro de um tacho com água suficiente para a cobrir. Deixe cozer 5 minutos. Retire a manga para o copo do liquidificador e triture. Acrescente a água da cozedura conforme necessita até obter uma consistência de puré.
Por fim, verta para um recipiente e arrefeça até à temperatura ambiente. Está pronto para servir.
Bom Apetite!
Todos os direitos reservados
Além de Nutricionista, sou Mãe de primeira viagem e como qualquer Mulher moderna feliz, procuro conciliar a vida pessoal com a profissional e ser bem sucedida nas duas.