A importância de contar histórias às crianças
Era uma vez …e assim começam as histórias lidas, relidas, e inventadas.
Histórias em prosa, histórias em verso, embrulhadas, ou não, em música …intemporais …que transportam as crianças nas asas da imaginação para tempos e lugares longínquos, onde grandes emoções são experimentadas …
No universo da fantasia, as histórias deliciam pequenos e crescidos.
As personagens movimentam-se numa azáfama simbólica através da qual nos mostram que os valores existem.
A Amizade, a Solidariedade, a Ternura, a importância da existência de um lar, de uma Família e Amigos e a implementação de regras, são os condimentos utilizados nas histórias de encantar e na VIDA!
As histórias ensinam a criança a perceber, a detalhar, a raciocinar, a sentir, a analisar, sendo um canal de extrema importância para que a criança entre em contacto com diversos modos de ver e sentir o mundo. É através das histórias que a dimensão simbólica da linguagem é experimentada, de mãos dadas, com o imaginário e o real.
Na era em que a tecnologia toma lugar na 1ª fila, as histórias e os contos tradicionais continuam, com os seus enredos e tramas a potencial um esclarecimento às crianças, tranquilizando os seus receios e medos mais primários e a enquadrar conceitos como “bom” e “mau”, “certo” e “errado”, entre outros.
As histórias passam-se em lugares esboçados fora do limite do tempo e do espaço.
Onde qualquer um de nós pode caminhar, e é percetível pelas crianças nos seus mais ínfimos detalhes. Elas contribuem para que a criança entre em contacto com diversos modos de ver e sentir o mundo à sua volta.
Sempre que a criança ouve uma história, enriquece a sua imaginação, aumenta o seu vocabulário, aprende a refletir, desenvolve o pensamento lógico favorecendo a memória e o espirito crítico, através da manifestação de humor e da sua curiosidade natural.
As histórias inventadas requerem eximia, por parte de quem as conta!
A criança gosta de ouvir a mesma história muitas vezes, mas …deverá ser contada de igual forma para que a criança não se sinta “enganada”.
O contar e “recontar” da história por parte da criança, também deve ser fomentada. Esta prática pedagógica desenvolve a auto estima, a sociabilização e prepara a criança para o exercício da cidadania.
E por tudo que aqui foi dito e …muito mais, deliciemos as crianças ….
Vem …vou contar-te uma história! Esta é a importância de contar histórias às crianças
Por Inês Clímaco, para Up To Kids®
Todos os direitos reservados
imagem@g1.globo.com