
A importância dos Avós
A importância dos Avós
Quão sortudas são as crianças que podem passar tempo com os seus avós! E o contrário também se aplica. É um privilégio!
Privilégio, na medida em que existe um vínculo especial entre avós e netos. É uma relação baseada no amor e na diversão.
Enfim, é pura alegria.
Tornar-se avó/avô é um momento muito especial. Os avós estão livres da paternidade do dia-a-dia, sendo capazes de proporcionar tempo de qualidade aos seus netos, onde a brincadeira é constante. Por isso mesmo são avós!
Estar perto dos avós proporciona uma importante experiência de aprendizagem.
Ao estar com os avós, as crianças aprendem a valorizar os mais velhos. Aprendem a respeitar o que estes têm para oferecer. Através dos avós, têm a capacidade de compreender a importância do amor e da família e o legado da sua própria família.
Os avós geralmente são o elo de ligação mais forte com o seu património familiar.
A estreita relação entre avós e netos é muitas vezes marcada por fortes laços familiares. Estes laços florescem apesar de avós e netos terem pouco em comum em termos de idade, nível de maturidade e hiato geracional.
A chegada dos netos é como um sopro de ar fresco para os avós e as crianças divertem-se e aprendem muito com eles.
A presença dos avós nos anos de formação das crianças ajuda fortemente na construção do seu carácter.
Apesar das relações mudarem com o passar dos anos, tal como a relação entre pais e filhos, os avós estão sempre presentes para lembrar com carinho os bons momentos que viveram, vivem e viverão juntos.
Valorizemos os nossos Avós!
Por Telma Grazina, Psicóloga
A Horas de Sonho é um Negócio Social Sustentável (cooperativa de solidariedade social), que engloba diversos serviços de apoio à criança e à família, adequados aos diversos ciclos das suas vidas.