A minha filha tem uma marca de nascença

A minha filha tem uma marca de nascença e a boneca dela também

A minha filha tem uma marca de nascença e a boneca dela também

Quando a Benedita nasceu a sua mãe, Mariana ficou a conhecer de perto a condição de pele da sua bebé arco-íris: o angioma vinho-do-porto. Uma descoloração na pele, plana, cor-de-rosa, vermelha ou púrpura presente à nascença e provocada pela malformação de vasos sanguíneos.

A Benedita é a quarta filha, e chegou depois de uma perda gestacional. As manchinhas cor-de-rosa que marcam a mão direita da Benedita e sobem pelo braço até ao cotovelo são marcas de amor nesta bebé saudável e perfeitinha.

A Mariana, ao princípio sentiu muita dificuldade em lidar com este diagnóstico que apesar de, neste caso não ser grave, afecta 3 a 5 em 1000 crianças (nados vivos).

Nem sempre é fácil lidar com as emoções. As perguntas que lhe faziam e às quais não sabia responder, os olhares e os comentários alheios, a preocupação pela filha crescer e poder vir a ser descriminada. Tudo questões que lhe moíam o coração.

Porque as mães sofrem assim pelos filhos.

Para atenuar a intensidade da cor das manchas, a Benedita faz um tratamento com laser numa clínica especializada desde os 5 meses de idade e é, desde então, acompanhada pelo seu dermatologista pediátrico. Os resultados são notórios.

Um dia, estavam várias crianças na sala de espera da clínica acompanhadas pelos pais. A Mariana, que é formada em psicologia educacional, percebeu então que a grande necessidade destes pais era a de conversarem uns com os outros. A de partilhar as suas histórias e, assim, por serem compreendidos, normalizarem a condição dos seus filhos.

Foi quando a Mariana pensou que podia – e devia! – ajudar Pais e Crianças na mesma situação em que estava.

Lembrou-se que era engraçado criar uma boneca parecida com a Benedita. Que também tivesse manchas iguais às suas, para que pudesse crescer com a sua condição de forma natural. E que bom seria que as crianças com condições especiais – todas elas únicas! – também pudessem ter um Boneco à sua medida.

Inicialmente só encontrou este tipo de personalização no estrangeiro. Mas ao investigar mais a fundo – as Mães são assim, “super detectives” – encontrou a Matilde Beldroega, uma marca portuguesa, com uma missão sustentável, que abraça qualquer tipo de personalização dos seus bonecos para miúdos e graúdos. Enviou fotografias da Benedita e das suas manchinhas. Desde a concepção à criação da Boneca, a Rita (a artista) foi de um entusiasmo e entrega incríveis.

O resultado está à vista!

Uma boneca tão bonita e especial quanto a Benedita.

A Mariana confessa que este processo a ajudou muito enquanto Mãe a atenuar o lado emocional da história, mas espera que ajude também a Benedita, esta menina arco-íris, a aceitar e a crescer feliz com as suas manchinhas de Amor.

E se puder ajudar mães e pais de outras crianças assim especiais, melhor ainda. Com alegria, a Mariana espera poder fazer desta história e desta experiência, uma boa lição para outras Famílias que precisem de apoio e apresenta-se disponível por mail para dar apoio a estas famílias.

 

Por Margarida Paes, para Up To Kids®

Contacto: Mariana Sassetti Aguiar | marianasassetti@hotmail.com
Psicóloga Educacional | Cédula Profissional no 013859

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.