A solução radical para umas boas noites de sono
Após 18 meses de noites não muito bem dormidas, decidimos procurar uma solução para este “problemazito”… O dormir pouco! Papás e mamãs alguém com este problema? (então este post é para vós!!)
Como qualquer papá e mamã, escolhemos o berço que nos pareceu melhor para o quarto do nosso bebé, mas infelizmente o colchão que comprámos tinha “picos”… Invisíveis é verdade, mas tinha “picos”, seguramente! Foi esta a justificação que encontrámos para o facto de dormir tão bem na cama dos papás, mas quando o tentávamos “passar” para o berço dava um salto e acordava ! Outros pais terão tido sorte e comprado um colchão “normal” e onde os seus bebés dormem profundamente.
Se é este o seu caso, sentimos alguma inveja ?
Além desta justificação que nos parece plenamente válida (ou se calhar não)… o “nascer” dos dentes, o “vício de mamar*” durante a noite, o não querer estar sozinho, aliado ao facto de se mexer muito quando dorme e bater nas grades da cama… foram alguns dos fatores que contribuíram para noites mal dormidas! Efectivamente tínhamos um problema que queríamos resolver, até porque o bebé também quer dormir.
*a utilização da expressão “vicio de mamar” é apenas uma “força de expressão” razão pela qual está entre aspas.
Após lermos bastante… decidimos uma medida meio radical (método Montessori)! Como o L já é um bebé grande (18 meses), decidimos dizer adeus ao berço e passámos a sua cama para o chão. Assim damos-lhe autonomia de sair e entrar da cama quando quer, e sobretudo damos lhe espaço! (Algo que uma criança muito ativa e irrequieta como ele quer.) Assim dificilmente cai da cama, e mesmo que caia, a altura é bem baixa.
Nota: quando preparar o quarto, ponha-se ao nível do seu filho e veja todos os perigos e mais algum, que ele possa inventar. A imaginação deles, consegue ser bem mais fértil que a nossa! Além disso não se esqueça de deixar fechadas as portas de outras divisões da casa.
Honestamente não esperávamos que corresse tão bem! Adora chegar ao quarto atirar-se para o colchão e tem feito um “oh-oh” de quase 7 horas seguidas!
Vamos na 7ª noite seguida e continuamos sempre atentos, aos passitos dele durante a noite… Esta noite pegou na luz de presença e veio para o quarto dos papás a cantar o “Olá, olá” do Panda… Haverá melhor despertador que este? ?
Boas noites de sono!!
LER TAMBÉM…
Como criar um Quarto Montessoriano
10 Dicas para melhorar o sono das crianças (e dos pais!)
A importância da rotina e do sono para uma criança
N’ A Pitada do Pai podem encontrar receitas saudáveis e deliciosas para bebés, mas também para toda a família, tudo com base na nossa maravilhosa experiência enquanto pais.