
As palavras que quero dizer ao meu filho adolescente
Querido adolescente,
Quero que saibas que nem sempre uso as palavras corretas para te dizer aquilo que penso e sinto, e que isso te pode fazer sentir triste, zangado ou inseguro…
A minha intenção é sempre fazer-te perceber o que é melhor para ti.
Sei que quando te digo “tens de fazer isto porque eu mando”, tu ficas sem vontade de cumprir. Sentes que não tenho em conta as tuas necessidades e a comunicação entre nós fica bem mais difícil. Talvez sintas muita pressão quando te digo “Devias ter sido tu a fazer isto” e a tua forma de te protegeres é argumentares dizendo que “não percebes porque é que tens de ser tu.”
Às vezes dou-te sugestões sobre como deves resolver os teus problemas.
Digo coisas como “se eu estivesse no teu lugar eu fazia desta forma” ou “mas porque é que não fazes antes como te estou a dizer”. Digo-te sempre isto com boa intenção, mas pensando bem posso estar a transmitir-te a ideia de que tu não és capaz de resolver os teus problemas e tornares-te demasiado dependente de mim para os resolveres no futuro.
Por isso, há coisas que vou tentar dizer-te mais vezes.
Que gostei de determinada atitude que tiveste, ou que adoro o teu esforço para alcançares os teus objetivos. Vou também perguntar-te mais vezes se precisas da minha ajuda. Vou oferecer-me para, em conjunto, encontrarmos uma solução, em vez de te dar a solução que me parece melhor, pois penso que assim te vais tornar mais autónomo e vais sentir que estou por perto sem me estar a impor.
Quero que sintas que presto atenção ao que sentes e que experimentes o cuidado que tenho para contigo.
Por isso vou dizer-te mais vezes coisas como “compreendo como te deves estar a sentir” ou “deve ser muito difícil passar por essa situação, se precisares de ajuda diz”.
Tudo o que faço é porque te amo.
Para mim é tão óbvio, que penso que para ti é igual. Por isso é que muitas vezes me esqueço de te dizer diretamente o quanto gosto de ti, mas sei como é importante ouvires estas palavras, e por isso vou dizer-te mais vezes “gosto muito de ti” e “é muito bom estar contigo”.
Não sou perfeito (há alguma pai/mãe que seja?!).
Mas vou tentar ser, a cada dia, um bocadinho melhor e ajudar-te a crescer mais feliz, confiante e tranquilo, começando pelas palavras que usarei contigo.
Por Cátia Teixeira, Psicóloga Clínica
imagem@gettyimages
LER TAMBÉM…
Mensagem que deixei ao meu filho adolescente.
Medo e Ansiedade: Crianças e Adolescentes na hora de ir para a cama
1 thought on “As palavras que quero dizer ao meu filho adolescente”
Comments are closed.