Alunos felizes são mais curiosos e resilientes.
Por favor, não brinquem com a Felicidade!
É necessário um pacto sobre “Felicidade Verdadeira na Educação”.
Não brinquem com este tema.
Primeiro, NÃO HÁ verdadeira Felicidade dos alunos, sem a verdadeira Felicidade dos docentes.
É tempo de reivindicar, com vigor e com base científica, que a Felicidade dos alunos, docentes e auxiliares seja levada a sério — não como um ideal distante, mas como o núcleo vital de nosso sistema educativo.
A psicologia positiva tem demonstrado incontestavelmente que a Felicidade não é apenas uma consequência de sucesso e realização, mas um precursor vital.
Alunos felizes são mais curiosos e resilientes.
Eles veem desafios como oportunidades de crescimento, não como ameaças.
Da mesma forma, docentes e auxiliares que cultivam o seu próprio bem-estar criam ambientes de aprendizagem mais acolhedores e eficazes, promovendo uma atmosfera onde a curiosidade e o entusiasmo florescem.
Para cultivarem esse bem-estar, precisam de condições.
A verdadeira transformação ocorre quando reconhecemos que a Felicidade dos alunos está intrinsecamente ligada ao bem-estar dos Educadores.
Alunos felizes. Não há alunos verdadeiramente felizes sem docentes e auxiliares felizes.
Não é demais repetir.
Este vínculo poderoso é o coração de uma educação que valoriza o ser humano na sua totalidade.
Não brinquem com a Felicidade.
Um ambiente que nutre o bem-estar de todos, desde os corredores até a sala de aula, cria uma comunidade vibrante onde a aprendizagem e o crescimento pessoal caminham de mãos dadas.
É imperativo que as instituições de ensino adotem políticas e práticas que promovam o bem-estar de todos os membros da comunidade escolar.
É imperativo que sejam escutados profissionais que conhecem o tema a fundo.
- Há programas que apoiam os educadores na gestão do stress e no cultivo da resiliência e gratidão?
- Vai-se além do currículo, integrando habilidades de vida como empatia, gratidão e otimismo?
- Os espaços escolares são projetados para promover o bem-estar, com áreas verdes, espaços de descanso e estímulo à atividade física?
- Estamos a levar a Felicidade a sério?
Este manifesto não é apenas um chamado à ação, mas um convite à reflexão e ao comprometimento coletivo com a Felicidade verdadeira na educação.
É hora de nos unirmos num esforço colaborativo para redefinir as prioridades educacionais, colocando a Felicidade e o bem-estar no centro do processo educativo.
Esta é uma celebração do potencial humano.
Esta é uma forma de recordarmos: a educação, na sua essência, é sobre cultivar mentes curiosas, corações abertos e espírito de solidariedade.
A Felicidade verdadeira na educação é possível, e é o caminho mais promissor para uma sociedade mais justa, equitativa e plena.
Unidos, podemos transformar este ideal em realidade.
Assim haja vontade. E assim se leve o tema a sério.
A criação do Mundo Brilhante permite-me visitar escolas de todo o país e provocar os diferentes públicos para poderem melhorar. Agitamos. Queremos deixar marcas.