As bases para a aprendizagem da matemática
Será verdade que as crianças só aprendem matemática quando ingressam no 1º ciclo?
Não, esta aprendizagem deve começar desde bebé e deve ser reforçada e estimulada ao longo de todo o pré-escolar com foco nos conceitos base de matemática!
Muitas das dificuldades de aprendizagem na matemática (não estou a falar de dificuldades de aprendizagem específicas) são fruto de conceitos matemáticos que não são/foram explorados e consolidados até à ida para a escola.
Quais são então as bases para a aprendizagem da matemática?
Conceitos matemáticos a explorar antes da entrada no 1º ciclo
?Correspondência
Relação ‘um’ a ‘um’. Por exemplo: corresponder o nº 1 à quantidade 1.
?Comparação
Encontrar distinções ou semelhanças. Por exemplo: maior / menor-
?Classificação
Agrupar por categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Por exemplo: números / letras.
?Sequenciação
Suceder um elemento a outro. Por exemplo: recortes com sequencia de estrela, quadrado, estrela, quadrado, (..).
?Seriação
Ordenar segundo um critério. Por exemplo: maior para menor.
?Inclusão
Perceber que elementos juntos perfazem um conjunto e que outros elementos poderão ser incluídos no mesmo grupo ou não caraterísticas.
?Conservação
Perceber que a quantidade não se altera com a mudança de forma ou posição dos elementos.
Estes conceitos são BASE FUNDAMENTAL para a aprendizagem da matemática na ida para a escola. Promovam-nos através das brincadeiras e atividades bem animadas, lembrando sempre de seguir também as motivações da criança e de tornar a brincadeira um verdadeiro momento de prazer a aprender! 🙂
À paixão pelo seu trabalho com crianças com necessidades especiais aliou-se a paixão pela parentalidade nas Necessidades Especiais.