
As palavras que as crianças destroem ou constroem?
As palavras que as crianças destroem ou constroem?
Se há coisa que os miúdos fazem quando começam a falar é improvisar, inventar ou até mesmo assassinar palavras. Muitos começam por não dizer os r’s, outros não dizem os l’s, mas a melodia e forma de falar tem pontos comuns a todas as crianças, o que faz com que consigamos reconhecer a chamada linguagem de bebés.
Nós pais, enquanto educadores, vamos corrigindo as palavras de forma a aperfeiçoar a fala dos nossos filhos: “não é cloquete, é croquete, Crrrrrrro-que-te“, dizia uma mãe há dias num corredor de supermercado, “não há meio de aprenderes”.
A verdade é que há letras que se aprendem apenas com determinadas idades, por isso é bom corrigir, mas sem grandes exageros. Lembre-se que depois de aprender a falar corretamente, nunca mais vai ouvir o seu filho a pronunciar de forma atabalhoada a palavra “Frigorífico”, por exemplo.
Depois há aquelas palavras, que cada criança inventa a sua, e que os pais não têm vontade de corrigir porque são simplesmente deliciosas.
Estas são apenas alguns exemplos de palavras deturpadas pelas crianças, e partilhadas pelas suas mães.
-Gosto muito de ver as giraças!
-Quais giraças, filho?
-As do Jardim Zoológico!
(Só Rir)
-A mãe não pode atender o telemóvel porque está a tomar um banho de emissão. (Esta deu para perceber…:))
Claro que a mãe já sabe o que é o Pom-Pom e lá resolve a questão.
-Mas quem é que te anda a dar berloques?
-As auxiliares!
Depois de alguma conversa lá se percebeu. 🙂
-Só quando aprenderes a dizer bem a palavra… LOL
-O banco?
-Sim
-O banco estava rabugento?
-Sim
(Estas conversas por vezes têm horas…)
-Comer ou dizer?
-Hum? Comer! Enquanto vemos TV! 🙂
-Posso ver o filme do Homariana outra vez?
(Lindo)
🙂
-Amanhã tenho de levar caretas novas para a escola porque as minha já não funcionam…
(Aquele momento em que o pai se põe a fazer caretas para dar ideias para o dia a seguir, até perceber que sqn )
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.
São mt engraçados!! Colecciono da minha filha algumas palavras que ela inventa e que vou partilhando no instagram. “Mama, fridei-me na perna”(fazer uma ferida é fridar), “os três reis magros”, “tenho um (g)borro de natal”, “gosto de ver o Mário Pony” (my litle pony)… “e os mijamask” (pjmasks)… Adoro, e guardo para mais tarde recordar!
a minha filha (3 anos) canta a música do Benfica assim: “SLB SLB SLB Tou curioso SLB Tou curioso SLB” (em vez de “glorioso”)
Mais ou exemplo?
Quando era pequenina, em vez de Garrafão, eu dizia Fafarrão 😀
É sempre engraçado partilhar estas coisas.
Deixo aqui outro exemplo. o meu filho de 2 anos gostava muito de ver o CD do cicinhoto e de cantar “OI eh cicinhot, …”, que é como quem diz CD do gafanhoto!
🙂
É mesmo divertido as palavras que os miúdos inventam. No outro dia, um neto com 3 anos pedia-me que lhe pusesse a gravação do filme “Casca”! Eu pensava que seria algum episódio que eu desconhecesse do Mickey porque ele adora este boneco animado. Depois de quatro ou cinco tentativas mostrando-lhe filmes, percebi finalmente o ele queria ver: uma gravação do filme Madagáscar! Ele olhava para nós, os avós, e dizia o título do filme com um ar tão assertivo que estava admirado que não o tivessemos entendido à primeira!
Ele devia ter pensado: “imaginem, uma coisa tão fácil e eles não percebiam nada”!!!!