Brincar Aumenta a Autoestima das Crianças
Brincar Aumenta a Autoestima das Crianças
Um dos alicerces para uma parentalidade bem-sucedida é o “brincar com os filhos”.
Brincar beneficia de várias formas o crescimento das crianças. Proporciona-lhes oportunidades para aprender sobre quem são, o que podem fazer, e como se podem relacionar com o mundo que as rodeia.
Brincar com os filhos é importante porque contribui para construir uma reserva de sentimentos e experiências positivas, que poderá ser útil em momentos de conflito, ou apenas para criar uma relação próxima, com fortes laços afetivos entre os membros da família. O adulto, através do brincar ajuda a criança em várias vertentes do desenvolvimento. Por exemplo, a resolver problemas, a experimentar ideias, a explorar a imaginação, a comunicar os seus pensamentos, a interagir socialmente, a partilhar e a estimular os sentimentos de autoestima.
Ser pai ou mãe, nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Ambos estão sobrecarregados de obrigações e têm pouco tempo para momentos de diversão, partilha e jogo, com os filhos.
É importante pensarmos na qualidade do tempo que passamos com as crianças. As crianças precisam de tempo. Precisam de espaço. E precisam obviamente de parceiros, de pares. Mas precisam sobretudo que no seu ambiente familiar se reconheça a importância de pais e filhos brincarem juntos. Por exemplo, criar uma rotina diária para brincar com os seus filhos.
Pretende-se com esta chamada de atenção reforçar que através de uma educação modelada pela sensibilidade, pela atenção, e pela competência, se estimulam comportamentos sociais positivos nas crianças. Isto irá fortalecer a sua autoestima.
Por Verónica Pereira, Enfermeira especialista Diretora do Crescer com Afeto – Saúde Pais e filhos,
4 thoughts on “Brincar Aumenta a Autoestima das Crianças”