Carta à minha filha nos seus 18 anos
Entre o dia que nasceste e hoje, passaram 18 anos. 18 anos de imensas emoções.
Desde que nasceste que me desafias. Principalmente a ser melhor pessoa.
Contigo aprendi muita coisa. Aprendi a defender-te dos que não te compreendem, e a admirar-te na tua coragem e na tua franqueza.
Eduquei-te da mesma forma que os teus irmãos mas tu, a segunda filha, sempre reclamaste o teu lugar. Se o teu irmão mais velho ficava no berço e dormia 6 horas seguidas, tu nem 20 minutos dormias. E eu que ouvia aquelas regras de “não habitues ao colo, não habitues à tua cama”, insistia em que dormisses no teu berço.
Se fosse hoje deixava-te dormir na minha cama todos os dias. Não aceitaria as “regras” de como educar bebés. Apenas as minhas regras, as regras daquilo que hoje sei.
Os bebés não choram eternamente. Os bebés não ficam mal-habituados. O colo nunca é demais, e principalmente o que está certo é o que se faz com e por amor.
Se cresceste determinada e corajosa foi porque já nasceste assim. Há coisas que não se ensinam, e o teu grande coração nasceu contigo, por ti.
O teu espírito de justiça e de ajudar o outro nem sempre é compreendido.
Quem te conhece mal achas que és desafiadora. Eu sei que és determinada. Tens a coragem de dizer “não” quando é preciso e de reclamar quando as coisas não estão bem. Não percas isso porque com o tempo, às vezes, é mais fácil ceder e seguir o “grupo” do que manter opiniões.
Sê franca contigo mesma e sê boa para os demais.
A vida não vai ser fácil.
Nem sempre as encruzilhadas a que chegamos trazem caminhos fáceis de escolher. Vais sentir muitas incertezas e arrepender-te-ás várias vezes das tuas escolhas – a vida está cheia dessas coisas – mas acredita em ti. Procura sempre as respostas em ti e não nos outros. Nunca aceites ser tratada sem respeito, e não desistas das coisas sem tentar. E sem tentar de novo.
O meu colo será sempre teu onde quer que eu esteja, e as minhas palavras poderás ouvi-las mesmo que eu não as possa dizer.
18 anos…
A vida é muito mais do que aquilo que escolheres agora mas também é o que escolheres agora. É muito mais do que o curso que decidires tirar mas também é o curso que decidires tirar.
A vida traz desafios e adversidades mas também traz uma mão cheia de coisas boas. Umas que tu já tens, e muitas mais que terás por certo.
Vive a vida sem medo e com ousadia mas sê sempre responsável nas tuas atitudes. Sê séria e amiga dos teus amigos, mas não te leves demasiado a sério: num instante as coisas passam. Dá importância ao que é realmente importante, as pessoas.
E acima de tudo sê feliz.