
Carta de uma menina de 8 anos ao pai
Às vezes, quando temos dias mais complicados ou andamos mais stressados, sem que queiramos, o nosso comportamento altera-se. Tanto no local de trabalho como em casa, as nossas atitudes refletem o nosso estado de espírito. Os nossos filhos, mesmo quando pequenos, apercebem-se de todas estas alterações sentindo e acreditando, muitas vezes, que são os culpados do que quer que se passe.
Agora imagine-se num estado de dormência que não tem perceção das consequências das suas atitudes. Num estado em que nada importa, e só vai para casa porque o “piloto automático” o manda ir. Ou porque não tem mais sítio nenhum para pernoitar. Imagine que as suas atitudes lhe custam o emprego, a família, os filhos. Os filhos. Imagine os filhos.
Laura tem 8 anos, e acredita que as alterações do comportamento do pai se devem à relação próxima que mantém com um amigo, colocando-o sempre em primeiro lugar. Fica a carta que Laura escreveu ao pai:
“O alcoolismo é a doença mental mais comum no mundo” – Sérgio Nicastri, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dependência:
Causa perda de controle e desejo incontrolável de consumo, cria a necessidade de consumir doses maiores para obter o mesmo efeito, surgem sintomas físicos e psíquicos quando o consumo é interrompido e considera o álcool, o item mais importante da sua vida.
Tratamento:
O primeiro passo é o autodiagnóstico, reconhecer a doença e querer mudar de vida. Toda a mudança requer cuidados e atenção, por isso o ideal é procurar ajuda médica e especialistas na doença, e ter sempre pessoas à volta com quem possa contar.
Alguns hospitais oferecem Programas de Tratamento de Dependentes de Álcool e Drogas.
Informe-se.
Campanha de Sensibilização contra o uso de alcool e drogas
Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais. Acreditamos em Pais reais, com filhos reais.