Para muitos, apresentar e vender ideias, é sinónimo de comunicar. Para nós a comunicação é muito mais do que isso e por essa razão a dividimos em duas competências: Saber Ouvir e Saber Apresentar. Já partilhámos o Saber Ouvir e a importância que essa competência tem para nós. Queremos, então, partilhar a nossa visão sobre o Saber Apresentar e a forma como esta competência afecta a nossa postura perante a vida.
Mas atenção! Não é nossa intenção mudar a personalidade de ninguém, queremos sim que independentemente da maneira de ser de cada um, todos possam desenvolver a capacidade de expor uma ideia. Isto só é possível se ultrapassarmos os receios que temos em relação à nossa comunicação e apresentação. É importante preservar a espontaneidade, a naturalidade e as idiossincrasias de cada indivíduo, porque é justamente nelas que reside a mais-valia do que este tem para comunicar. Estas, porém, devem ser reforçadas com noções muito claras sobre as melhores estratégias de comunicação. Neste sentido, apresentar uma ideia, fazer o interlocutor entender e partilhar o nosso entusiasmo relativamente à nossa ideia, é uma competência crucial, acessível a todos, com mais ou menos trabalho, uma maior ou menor necessidade de superar receios ou timidez. Não conseguimos trabalhar ou viver sozinhos! Se queremos implementar uma ideia temos de partilhá-la, sozinhos não conseguimos fazer todo o trabalho. É por isso que esta competência de comunicar e de saber apresentar as nossas ideias, é importante.
Mas…nem sempre é fácil comunicar com os outros. Quem nunca sentiu dificuldades em apresentar as suas ideias? De certeza que todos nós já nos vimos aflitos a tentar apresentar um trabalho, uma ideia, ou simplesmente, a conversar com os nossos amigos. Nem sempre é fácil transmitir aquilo que pensamos ou sentimos.
Achamos que esta é uma questão geral: todos, em algum momento da nossa vida, não soubemos apresentar!
Desde cedo que as crianças são confrontadas com apresentações, com o terem que expor as suas ideias, com ter que participar nas aulas e responder às perguntas do professor. E muitas vezes é daqui que vêm os medos e receios. Porque uma vez falhou na resposta, ou porque não conseguiu expor a sua ideia e foi gozado pelos colegas…e tudo isto são factores que fazem com que a criança se retraia e comece a ter vergonha e medo de falar e fazer-se ouvir! Por isto e muito mais, achamos importante desenvolver esta competência, nas crianças.
Não somos apologistas, relativamente a esta matéria, que se realizem atividades demasiado complexas para crianças. Também não estamos de acordo que se opte por uma abordagem próxima de um curso de técnicas de apresentação. Defendemos que algumas barreiras comportamentais devem ser derrubadas e que é importante criar hábitos positivos ao nível da comunicação verbal e não-verbal, algo que se consegue através de jogos e atividades divertidas.
Como ajudar o seu filho/aluno na apresentação das suas ideias?
Temos várias sugestões de como pode desenvolver esta competência em casa ou na sala de aula. Quando tiver um tempo livre sente-se com as suas crianças e desenvolva esta competência da apresentação através do desenho. O que propomos não é mais do que uma versão simplificada do célebre Pictionary. Pense em objectos ou acções e desafie as crianças a desenhá-los de forma a que outros possam adivinhar. Pode treinar esta actividade vezes sem conta com os seus filhos ou com os seus alunos e, aos poucos, os bons hábitos comunicacionais vão sendo adotados.
Tente explicar à criança que além da comunicação verbal, existe também a comunicação não-verbal. Para fazê-la entender melhor o que é a comunicação verbal e não-verbal, desafie-a a ficar 10 segundos sem comunicar. Ela ficará em silêncio, mas não deixa de comunicar. A forma como olha, para onde olha, como coloca as mãos, os braços, as pernas…tudo comunica, é impossível não comunicar!
São algumas dessas ferramentas, assentes na linguagem verbal e não-verbal, que propomos que explore em conjunto com o seu filho ou aluno.
Para empreender eu apresento as minhas ideias!
Por Miriam Silva, StartIUPI, para Up To Kids®
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