Como definir objetivos para ter sucesso na vida

Como definir objetivos para ter sucesso na vida

Para ter sucesso na vida terá que definir, em primeiro lugar, o que realmente quer para si.

Esclarecer o objetivo, circunscrevendo-o bem, para que seja congruente com os seus valores pessoais.

Este terá que ser algo que o faça querer sentir/ter a ambição de prosseguir, independentemente dos desafios que possa encontrar pelo caminho. Para isso, terá quer ter um motivo para a ação, isto é, motivação, foco, clareza, persistência e fé para o realizar, tendo sempre presente que

“É isto que eu vou fazer e nunca vou recuar. Jamais voltarei atrás.” (Albuquerque, 2017).

O que tem de fazer para ter sempre presente o seu objetivo?

É muito importante ter sempre presente e em mente a autossugestão. A autossugestão trata-se de um principio com base na repetição de pequenas frases que irá facilitar a gravação do seu objetivo no subconsciente. Por exemplo, frases tais como:

“Eu vou conseguir isto”,

“Eu sou capaz”,

É isto que eu quero”,

“Eu tenho poder”,

“Eu posso fazer tudo”,

“Hoje nada me vai prejudicar, porque eu estou em perfeita harmonia com a energia do universo, para conseguir realizar o planeado.”

Realizada essa etapa, parta para a ação.

Desenhe um plano a curto, médio e longo prazo. Só assim permite assegurar que avance de forma controlada e que consegue visualizar, periodicamente, a realização do mesmo, em etapas. O mais importante é ser exigente consigo próprio, para a concretização do que planeou, ao longo do tempo.

Com a materialização do seu objetivo irá sentir-se uma pessoa realizada e de sucesso tanto na vida pessoal como profissional. Estudos mostram que as pessoas com objetivos definidos são, geralmente, mais felizes, mais motivadas, têm melhor desempenho e andam mais satisfeitas, em relação àquelas que não o fazem.

Definir um objetivo ajuda a ter foco, motivação, ser persistente, definir intenção, criar prioridades nas vidas pessoal e profissional, visto que

“Cada um de nós cria a sua própria realidade, através dos valores que tem, das crenças que tem, dos objetivos que estabelece e do caminho que toma para os concretizar.” (João, 2011)

Complementando a aplicação da autossugestão, a prática da visualização é uma forma eficaz de conseguir estabelecer e concretizar o objetivo, tendo sempre como referência a importância de o definir, de uma forma ‘SMART, PURE e CLEAR’ (‘Inteligente, Puro e Claro’).

Assim sendo, segundo Napoleon Hill, uma pessoa com o objetivo de vida bem definido atrairá pessoas que se harmonizem com a sua filosofia de vida e isso ajudá-la-á a concretizar o mesmo, pois “O que quer que a mente possa acreditar, a mente pode realizar”  (Hill, 2017)

“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”

Recomendação bibliográfica

Albuquerque, J. (2017). A Filosofia do SUCESSO – Momentos de sabedoria! TOPBOOKS.

Archer, J. (2015). Seja o seu próprio Coach – Como assumir o controlo e alcançar os seus sonhos mais arrojados. SELF – Desenvolvimento Pessoal.

Hill, N. (2017). A Lei do Sucesso. Lua de Papel.

João, M. (2011). COACHING – Um guia essencial ao sucesso do coach, do gestor e de quem quer ser ainda mais feliz. Alcochete: Nexo Editora.

Especialista na área do desenvolvimento do potencial humano, com Pós-Graduação na área de Coaching e Mentoring – Desenvolvimento do Potencial Humano, pela Universidade Portucalense, Porto.

Neste momento desempenha atividade profissional na área do Coaching no Sistema Educativo e Formação.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.