
Como escolher as atividades de Verão das crianças?
As atividades de Verão das crianças
Muitas vezes as férias das crianças são um verdadeiro desafio para os pais que continuam a trabalhar e, muitas vezes, não têm rede de suporte para deixar as crianças ou para ocupar o seu tempo de forma produtiva.
Assim começa a procura por atividades de férias que possam ser um complemento à família na fase de férias escolares das crianças e trabalho dos pais.
E é aqui que geralmente acontecem alguns confrontos pais/filhos.
Os filhos, principalmente os mais crescidos, nem sempre aceitam com facilidade a frequência de atividades de Verão. Ou porque não têm consigo os seus amigos, ou porque não gostam das atividades, ou simplesmente porque preferiam ficar o dia em casa, mesmo que sozinhos.
Como escolher as atividades de Verão das crianças?
Quando chega a hora de escolher as atividades de Verão das crianças e adolescentes devemos ter sempre em consideração os seus gostos e interesses. As férias são tempo de relaxar, de brincar e de recuperar energias e não devem ser sinónimo de atividades sob a forma de obrigação.
É verdade que no período de férias podem ser desenvolvidas diversas competências. No entanto, também é verdade que essas competências serão tão mais desenvolvidas quanto mais relação e interesse a criança ou o adolescente tiver na atividade que está a fazer.
Assim chegada à hora das férias:
Converse com o seu filho sobre que tipo de atividade ele gostava de fazer para ocupar as férias.
Algumas crianças podem preferir arte, outras desporto, outras praia. Tudo vai depender dos interesses e competências individuais de cada criança
Lembre-se que as férias são da criança ou do adolescente e não dos pais.
Por isso, mesmo que os pais adorem teatro, se a criança não gosta, colocá-la no teatro só irá trazer atrito e desgaste durante as férias. Só vai transmitir a ideia à criança ou adolescente, de que os pais não a ouvem e não conhecem os seus interesses.
Apresente várias opções
Se a criança não tiver interesses expressivos, mostre-lhe várias possibilidades. Conduza-a por diferentes opções para a auxiliar na tomada de decisão. Para que assim, as atividades de férias cumpram a sua função, representando momentos de diversão, de descanso e de aprendizagem de forma fluída e leve para pais e filhos
Por Cátia Lopo & Sara Almeida, Psicólogas Clínicas
No mundo infantil, a Escola do Sentir prima e anseia por uma educação holística, focada na criança/adolescente, alicerçada numa intervenção com pais e numa forte vertente de intervenção social e comunitária.