Como incentivar as crianças a terem uma imagem corporal positiva

Como incentivar as crianças a terem uma imagem corporal positiva

Como incentivar as crianças a terem uma imagem corporal positiva

Cada vez mais crianças demonstram dificuldade em aceitar as suas características e a sua aparência.

Comecemos por definir o que é “imagem corporal”. Imagem corporal é a perceção que temos do nosso eu físico e o resultado que isso tem no nosso bem-estar geral, quer físico quer mental.

Não é simplesmente a forma como alguém se vê no espelho, mas a soma dos conceitos dessa pessoa sobre o que é belo e o que não é, e a forma como impacta na sua vida.

Body-positive

Muito se tem falado em body positive, o movimento que consiste em descobrir em nós próprios aspectos positivos que normalmente são considerados fora do padrão.

É um termo que já está presente na comunicação mas quase sempre voltado apenas para adultos. Como todos sabemos as crianças e adolescentes, também são impactados por padrões estéticos. Lembremo-nos que há crianças que sofrem de bullying devido às suas características físicas como peso, cor da pele, o uso de óculos ou de aparelho ortodôntico.

Ter uma imagem corporal positiva é sermos felizes no nosso próprio corpo.

O nosso valor e a nossa autoestima não podem estar dependentes da nossa aparência física. Este conceito é de extrema importância durante a infância.

Uma pessoa que tem uma imagem corporal negativa cria, muitas vezes, expectativas irreais sobre o seu corpo e como este “deveria” ser, e acaba por ter impacto na sua saúde mental. Assim, surge o sentimento de inadequação, constrangimento e vergonha, e queremos evitar que as nossas crianças passem por isto.

A forma como percebemos os nossos corpos não se desenvolve isoladamente.

A cultura, as pessoas que nos rodeiam e os media podem transmitir mensagens positivas ou negativas sobre a aparência das pessoas. Tal como ensinamos os nossos filhos a lavar os dentes ou a arrumar os brinquedos, devemos também investir na sua autoestima e autoconfiança, transmitindo, assim, valores que queremos que carreguem para a vida.

Incentivar o cultivo de uma imagem corporal saudável pode começar desde cedo. Irá ajuda-las a tornarem-se mais confiantes e autónomas!

Como incentivar as crianças a terem uma imagem corporal positiva

1. Dê o exemplo: não fale sobre a aparência dos outros

Não devemos dar ênfase à aparência física dos outros, especialmente se o comentário for negativo. Evite fazer comentários negativos sobre seu corpo ou sobre os corpos de outras pessoas. Por exemplo, será que nos referimos ao nosso próprio corpo de forma negativa? Como poderá isso impactar com a vida das nossas crianças?

Fale sobre pontos positivos da personalidade das pessoa.

2. Estimule a atividade física

Incentive os seus filhos a serem fisicamente ativos. Inscreva-os numa atividade, promova passeios de bicicleta ou a pé, façam corridas na praia ou por exemplo, dancem e saltem em casa.

Explique que a atividade física serve para nos divertirmos, para interagirmos e acima e tudo para nos mantermos saudáveis. Valorize o esforço que realizam para alcançar determinados percursos, ou por exemplo, quando fazem um bom jogo de raquetes na praia. Ser ativo tem um impacto direto na saúde e no bem-estar.

3. Autonomia.

Para desenvolver a autoestima do seu filho, é crucial que este tenha um senso de identidade forte e muita confiança nas suas capacidades.

Atribua-lhe tarefas domésticas adequadas à idade. Fale como a sua contribuição foi importante para o dia da família.

Quando as crianças participam de atividades que estimulam a sua independência, a sua autoestima e autonomia também aumentam. Isto faz com que se sintam bem consigo próprias e por sua vez, que criem uma autoimagem positiva.

Ajude-o a lidar com os sentimentos negativos e positivos e a construir a sua própria individualidade. Em situações razoáveis, permita que a criança diga “não” quando se sente desconfortável. Incentive-o a ter a sua própria opinião e faça com que se sinta seguro para expressar as suas emoções.

4. Elogie

Por mais que estejamos a ser simpáticos quando dizemos a uma criança que ela é linda, também é ótimo elogiá-la pelas suas qualidades pessoais. Se quiser articule as características físicas com as habilidades, por exemplo, como tens tanta resistência física aguentaste muito bem esta grande caminhada.

Por fim, ensine-os a falar gentilmente sobre si e sobre os outros e, também, a comemorar as próprias realizações.

5. Foque-se no saudável e não no peso

As crianças alimentam-se segundo as orientações dos pais, por isso é importante que a família toda tenha uma alimentação saudável.

Envolva o seu filho na preparação das refeições. Aproveite para ensinar que uma refeição saborosa pode também ser saudável. Fale sobre a importância de uma alimentação equilibrada para cuidarmos de nós, assim, conseguiremos ter energia para brincadeiras e exercícios.

Claro que há alimentos menos saudáveis e que podemos ensinar a comer ocasionalmente e sem exagero. Isto, sempre no foco de estarmos saudáveis e energéticos e não no foco do peso.

6. Dispa-o de preconceitos

É importante mostrar ao seu filho que existem muitos tipos e formas de corpos, e que todas as pessoas são diferentes.

Todos enriquecemos quando vemos referências positivas de pessoas negras e asiáticas, pessoas consideradas gordas ou magras demais para o padrão, pessoas com deficiência, pessoas neurodiversas e de religiões ou nacionalidades diferentes. Todos somos diferentes, e não se julga alguém pelo seu físico.

Isto ajudará o seu filho a perceber que o seu corpo é normal, assim como o de todas as outras pessoas. Apenas são diferentes uns dos outros.

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.