
Como limpar brinquedos e outros artigos das crianças
Como limpar brinquedos e outros artigos dos mais pequenos
Quem tem crianças pequenas ou bebés em casa sabe que todos os cuidados são poucos para os proteger contra as bactérias e germes nocivos à sua saúde. Que são necessários cuidados especiais para manter o ambiente saudável e protegido principalmente com bebés, porque têm tendência a levar tudo à boca. Tudo isto sem exageros e paranóias, porque também é importante que eles criem defesas e resistências a estes micro-organismos, para fortalecerem o seu sistema imunitário.
Frequência
Os brinquedos devem ser limpos regularmente, para evitar que os micro-organismos se multipliquem e provoquem doenças, isto é, pelo menos uma vez por semana, principalmente se forem brinquedos de bebé.
1. Limpar brinquedos eletrónicos (caixas de música, etc.) e metal
Os brinquedos de madeira têm que ser limpos com um pano húmido.
Os metálicos e eletrónicos devem ser limpos só por fora, com um pano levemente humedecido em álcool a 70%. Quando o brinquedo fica muito tempo em desuso, retirar as pilhas para não rebentarem (mesmo que já não tenham carga).
2. Brinquedos de peluche, de tecido e feltro:
Tem duas opções para os lavar, ou à mão com sabão natural ou na máquina de lavar num programa delicado e usando o mesmo detergente que usa para a roupa (se for bebé). A secagem é ao natural e de preferência ao sol (o sol mata as bactérias e germes).
Caso o brinquedo não possa ser lavado limpe-o com um pano e água quente, deixe-o secar naturalmente e ao sol.
3. Brinquedos de borracha e/ou plástico sem furo de ar
Existem também duas opções para lavar os brinquedos de borracha e plástico, ou à mão com sabão natural ou na máquina da louça (se os brinquedos forem pequenos o melhor é usar um saco rede para não caírem para o fundo da maquina) e deixe-os secar ao natural, no sol. Se forem usados por outras crianças ou se a criança estiver doente desinfecte-os com água oxigenada.
4. Limpar brinquedos usados no banho (com furo de ar)
É importante retirar a água que fica no interior dos brinquedos e colocá-los a secar depois do banho, para evitar a proliferação de fungos. Se apenas os lavar por fora, irão criar fungos no interior, devido à entrada de água pelo furo que estes brinquedos trazem. Se tiver algum brinquedo deste género na banheira há algum tempo, ou brinquedos de morder que sejam ocos, experimente cortás-lo ao meio. Verá algo como isto.
5. Biberons, tetinas e chupetas
Os biberons e tetinas deverão ser lavados e esterilizados (se for bebé) cada vez que são usados. Depois de serem usados devem ser lavados com uma escova própria para retirar qualquer vestígio de leite, só depois é que passam pelo processo de esterilização num recipiente próprio para o efeito, fervidos numa panela com água durante 5 minutos ou no micro-ondas durante 3 minutos. Troque as tetinas sempre que achar que estão moles ou estragadas.
As chupetas podem também ser esterilizadas conforme os biberons e tetinas. Tenha vários biberons e chupetas para não ter que estar sempre a esterilizá-los.
6. Cadeiras do carro e cadeiras de mesa:
O melhor que tem a fazer para as lavar é seguir as instruções de lavagem para não as danificar.
7. Parques:
Limpe-os periodicamente com uma esponja, água quente e sabão neutro.
8. Muda fraldas:
Se o colchão muda fraldas for de plástico, limpe-o com álcool para o desinfectar todas as vezes que o usar. Os forros do colchão muda fraldas, devem ser lavados sempre que for necessário, e periodicamente na máquina de lavar num programa para roupa delicada.
9. Berços:
Lave pelo menos uma vez por semana as grades, com um pano húmido e sabão natural. O acolchoado de proteção das grades deve ser periodicamente lavado na máquina da roupa num programa para roupa delicada.
Use um protetor no colchão para não ter que estar sempre a lavar o colchão. O protetor de colchão deve ser mudado aquando a muda da roupa de cama ou sempre que achar necessário.
Espero que estas dicas sejam úteis e boa limpeza!
imagem@wallpapperist
Cá estou eu pesquisando e estudando os melhores métodos de organização dando destaque à funcionalidade e praticidade, para depois poder partilhar com os leitores.