Como reagem as crianças ao casamento entre pessoas do mesmo sexo?

Como reagiriam os seus filhos ao assistirem a imagens de um casamento entre pessoas do mesmo sexo?

As crianças definem um padrão de família através da observação da sua própria família e das mais próximas com quem convivem diariamente. As crianças que crescem em meios onde há variedade de composições familiares, irão sempre encarar com normalidade a diferença. Nestes casos, não é considerada diferença, até os fatores externos os tornarem diferentes.

Ou seja, até serem apontados na escola, observados na rua e falados nos mexericos do bairro.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal

Embora em Portugal já tenha entrado em vigor a Lei que aprova o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo há já cerca de 3 anos e meio, as mentalidades das pessoas não se vergaram a um Decreto -Lei. As opiniões dividem-se e parte da população não concorda com estas uniões.

A forma como educamos os nossos filhos quer seja através do exemplo ou do diálogo, irá reflectir-se nas suas atitudes, irá mudar as suas mentalidades, irá formá-los enquanto adultos, e irá sobretudo prepará-los para o futuro.

É importante pensarmos nestas questões e inserir estes temas com naturalidade na educação dos nossos filhos.

A pergunta a fazer a nós próprios é:

“- Queremos que eles cresçam com esse preconceito e que discriminem continuadamente pessoas à sua volta, por terem orientações sexuais diferentes, ou não?”

Foi feita uma experiência com 13 crianças, com faixas etárias entre os 5 e os 13 anos, na Califórnia. Foi-lhes mostrado individualmente um vídeo que mostra um pedido de casamento entre dois homens e outro que mostra um pedido de casamento entre duas mulheres.

Inicialmente, algumas das crianças não percebem bem o que se está a passar, nem qual o conteúdo do vídeo. As mais pequenas mostram-se confusas mas acabam por definir uma opinião, os mais velhos têm reações surpreendentemente maduras.

troy
“A escravidão só foi abolida graças a Abraham Lincoln, as mulheres também não podiam votar. Nós progredimos bastante, tivemos algumas pedras no caminho, agora temos mais uma…” – Troy, age 13-

As opiniões das crianças sobre esta questão dão-nos uma visão incrivelmente valiosa no sentido de situar as mentalidades da nossa sociedade actual e para onde nos encaminhamos enquanto pessoas.

Veja o vídeo aqui

Mais ou menos espontâneos, mais ou menos apreensivos, estes miúdos vem a demonstrar pelas suas respostas que caminhamos para um mundo onde a diferença é cada vez menos contrastante, e que a aceitação faz parte do processo evolutivo do Homem.

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

1 thought on “Como reagem as crianças ao casamento entre pessoas do mesmo sexo?
  1. Interessante verificar as reacções das crianças/jovens a temas sensíveis como este. De facto os testemunhos dos miúdos no video variam de acordo com as suas vivências e, sendo eles tão jovens, emitem a sua opinião de uma forma bem genuína. É natural que temas sociais desta natureza nunca cheguem (nem de perto nem de longe) a um consenso unânime mas, não há dúvida, que alertam para a realidade.

Concorda com este artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.