fada dos dentes

fada dos dentes

Como se contacta a Fada dos Dentes?

Como se contacta a Fada dos Dentes?

Todas as fadas têm tarefas especiais. Mas há umas fadas mais famosas do que outras. Na linha da frente do imaginário infantil, graças à Disney, temos a Sininho, seguida pela Fada dos Dentes pelo seu papel fundamental na desmistificação da perca dos dentes de leite. As crianças têm receio de perder as coisas e tem medo de sentir dor. A lenda da Fada dos Dentes conseguiu que essa fase fosse celebrada, passando a ser menos angustiante.

Quando o primeiro dente começa a abanar, muita coisa começa a modificar-se e alterar-se, mesmo para nós pais. A nossa criança está a crescer. Para trás ficam as coisas de bebé. Mais uns meses e possivelmente até entrará para a escola primária. Mas o dente que cai é para dar origem a um novo e a nossa princesa ou pirata continua igual e a precisar de nós (e nós deles.)

Origem da Fada dos dentes

A origem da lenda e da tradição, foi ocidentalizada de várias histórias Vikings que sempre acreditaram que os dentes caídos deviam ser escondidos ou enterrados para que não pudessem cair nas mãos erradas das bruxas. Era um dever dos pais cuidar para que os dentes não fossem usados em feitiços. Dissipou-se muito da sua magia original, mas a história ainda é contada de maneira peculiar e com muita poesia.

Fazendo um percurso pelo pensamento mágico, fantástico e irreal, como imagina a fada dos dentes? Como é este ser mitológico? Existe? O que faz? O que oferece? Quantos dentes têm direito a prémio?

A Fada dos Dentes é uma pequena fada munida de umas lindas asas brilhantes, roupa de bailarina cheia de purpurinas, uma varinha de condão com um dente na ponta e um pequeno saquinho onde carrega os dentes. Dependendo do país, a fada muda ligeiramente a aparência. Em Espanha e nos países hispânicos, a história tem como personagem principal o Rato Pérez

Fada dos Dentes
Fada dos Dentes

Reza a lenda que na noite em que o dente cai deverá ser colocado debaixo da almofada da criança. A fada dos dentes, agradecida por lhe ser oferecido um bem tão precioso, deixará em troca um presente.

Ora, é exatamente aqui que começam as questões:

Se a fada é pequena, como troca ela um dente por um presente enorme? Em minha casa até hoje trocou sempre por uma moeda, em que sempre chamei tostão. Gosto mais do nome … já a carochinha achou um tostão e desta forma aproveitamos e explicamos que há muitos anos usavam-se tostões e a história fica ainda mais História.

Cada família deverá encontrar o seu ritual de transição.

Para mim a beleza emana na expectativa e na alegria da manhã seguinte. Para me facilitar a vida, arranjei uma bolsinha para colocar o dente: é que os miúdos mexem-se muito – há que encontrar o dente e poder trocá-lo. Retiro o dente da bolsa e deixo uma moeda de 1 ou 2 euros!

Cá em casa esta magia durou os primeiros  5 ou 6 dentes. Depois eles já sabiam a verdade, mas estranhamente continuavam a perguntar se a Fada viria trazer o tostão. Queriam perpetuar a magia!

Quando ou com que idade devemos contar a verdade?

Não há consenso acerca desta questão. Mas sabemos que a magia é um elemento importante na vida da criança.  Que é importante alimentar a fantasia, a criatividade. Que a expectativa, curiosidade, surpresa, ilusão, são todas emoções que devem fazer sempre parte da vida emocional da criança, contudo quando começarem a procurar respostas é preciso devolver perguntas. Conte aos poucos, veja até que ponto está preparado para se desiludir.

Nota final: Existem famílias que vivem muito mais dentro da realidade e como opção educativa decidem partilhar a verdade com os filhos desde o primeiro momento. É uma escolha completamente respeitável. É somente importante que ao contem a verdade (ou quando eles descobrem), devemos sempre avisar e prevenir que não devem revelar às outras crianças esse segredo mágico.

8 thoughts on “Como se contacta a Fada dos Dentes?
  1. Ai… adoro… adoro tudo o que possa manter a magia acesa na mente do meu Duarte. É o Natal, depois a Páscoa. Até o Halloween eu já uso como desculpa. O primeiro dente está preste a cair então já ando aqui em volta de ideias! ehehehe e tirando o Natal, as lembranças não passam de pequenos miminhos. O filme “A Origem dos Guardiões” veio ajudar nesta tarefa. Uma outra ideia sobre o porquê da fada precisar de tantos dentes, será para garantir que ele se consiga lembrar, para sempre, das coisas boa que acontecem na vida dele. No filme elas guardam os dentes numa capsula e essa capsula tem as memorias <3

  2. Olá, Sofia.

    Não tem de quê. Esqueci-me de lhe indicar que o livro a que me referi foi escrito por Emma Randall, da Porto Editora e traz um saquinho de veludo roxo para a criança deixar o dente à fada… 🙂

  3. Obrigada pelas excelentes sugestões! 🙂
    Da próxima vez que for questionada, já não vou ser apanhada desprevenida! 🙂

    Cumprimentos

  4. Boa tarde!
    O que se deve /pode responder a uma criança de 5 anos que nos pergunta “porque quer a Fada dos Dentes tantos dentes?”,
    ” O que fará ela com os dentes de tantos meninos?”

    Alguma sugestão? 🙂

    Obrigada

    Cumprimentos

    1. Olá Sofia … poderá precisar dos dentes para construir as casas ou castelos. os dentes como são fortes podem servir para matéria prima … para fazer de tijolos … uma ideia … por acaso esse pegunta passou-me pela mente quando escrevi o texto … vou fazer apergunta cá por casa … ver se há outras hipóteses <3

    2. Boa noite,
      Eu contei a história Princesa Poppy e a fada dos dentes, lá conta que a fada usa os dentes para fazer o pó mágico para voar.

    3. Olá!!

      Deixo-lhe a sugestão que li num livro sobre a dita fada. Ela precisa de tantos dentes porque eles são o ingrediente essencial para as fadas (em geral) fabricarem o seu pó mágico.

      Boa sorte! 🙂

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.