CompetĂȘncias base para ingressar no primeiro ano
A prĂ©-primĂĄria acabou. A entrada no primeiro ciclo costuma ser um choque com a realidade. Ă o inicio de uma nova fase na vida das crianças e Ă© fundamental que essa transição seja feita de forma segura. Para alĂ©m da brincadeira que Ă© normal nestas idades – e que deve, sempre, ser estimulada – agora pede-se responsabilidade e autonomia, palavras atĂ© entĂŁo quase inexistentes no vocabulĂĄrio infantil.
Aos 5 ou 6 anos as crianças apresentam diferentes nĂveis de desenvolvimento global.
Algumas sĂŁo mais maduras do que outras, mais robustas ao nĂvel do desenvolvimento sĂłcio-emocional e cognitivo e, assim, estas, em princĂpio, estarĂŁo mais bem preparadas para os novos desafios escolares.
Por exemplo, nesta fase deverĂŁo saber entender os nĂșmeros e o que eles representam, sĂł assim conseguirĂŁo dar os primeiros passos na aprendizagem da matemĂĄtica. Quanto mais cedo conseguirem relacionar, por exemplo, o nĂșmero “5” com uma foto de cinco laranjas melhor. Ă o primeiro passo para conseguirem dominar conceitos bĂĄsicos de aritmĂ©tica como a adição e a subtração.
Precisam igualmente de saber comunicar, de se revezar, de aceitar e seguir regras de convivĂȘncia. As primeiras competĂȘncias de literacia – que incluem a leitura e a escrita – sĂŁo adquiridas logo no prĂ©-escolar onde aprendem a descodificar os sons produzidos por cada letra. O objetivo Ă© que, antes mesmo de entrar para o primeiro ciclo, jĂĄ conheçam o alfabeto e os recursos bĂĄsicos das letras e palavras.
Espera-se que nesta fase os alunos sejam capazes de partilhar informaçÔes de vĂĄrias maneiras, por exemplo, falar em voz alta e ouvir os outros, desenhar, escrever letras e palavras. Ă importante que jĂĄ tenham tambĂ©m as competĂȘncias necessĂĄrias para distinguir as letras maiĂșsculas das minĂșsculas, de combinar as letras com sons e de fazer rimar palavras.
Ingressar no 1Âș ciclo sem ter as competĂȘncias base
NĂŁo obstante apresentarem maior ou menor capacidade em determinadas ĂĄreas, hĂĄ crianças que manifestamente nĂŁo estĂŁo preparadas para as exigĂȘncias do primeiro ciclo em termos emocionais e sociais, na medida em que ainda nĂŁo desenvolveram competĂȘncias para uma aprendizagem mais formal. SĂŁo, regra geral, ainda muito dependentes dos pais e apenas focadas, por enquanto, nas atividades lĂșdicas. Sentem grandes dificuldades para, por exemplo, permanecerem sentadas durante longos perĂodos, concentradas nos conteĂșdos programĂĄticos.
As crianças desenvolvem competĂȘncias a ritmos diferentes e o sucesso acadĂ©mico dependerĂĄ da confluĂȘncia das capacidades cognitivas, sociais e emocionais. Se necessĂĄrio, procure a ajuda de um especialista que avalie as capacidades da criança, as ĂĄreas mais fortes e aquelas onde denota maiores dificuldades. Se o fizer, estarĂĄ sem dĂșvida a contribuir para que esta nova fase de aprendizagem seja mais segura e bem sucedida.
Ingressar no 1Âș ciclo sem ter as competĂȘncias base, poderĂĄ potenciar sentimentos de incapacidade e inferioridade em relação aos outros alunos refletindo-se, nĂŁo raras vezes, ao nĂvel da autoestima.
NĂŁo se esqueça, as competĂȘncias de tambĂ©m podem e devem ser estimuladas em casa! Ă fundamental que o desenvolvimento global da criança seja promovido atravĂ©s dessas competĂȘncias consideradas chave para a idade adulta e para a entrada no ensino formal.
NĂŁo faltam estratĂ©gias para ajudar as crianças a relacionar letras e sons. Nem para desenvolver bons hĂĄbitos de leitura e a despertar o interesse para a matemĂĄtica. HĂĄ livros didĂĄticos divertidos e jogos de tabuleiro que podem representar um forte estimulo para a construção de novas competĂȘncias.
Eis alguns conhecimentos matemĂĄticos que costumam ser apreendidos ainda antes da entrada no primeiro ciclo:
1- Contar quantos objetos estĂŁo num grupo (um por um) e comparar com outro grupo para descobrir qual Ă© maior ou menor.
2- Reconhecer que adição significa colocar dois grupos juntos e que subtração significa tirar de um grupo.
3- Adicionar e subtrair nĂșmeros de 1 a 10.
4- Usar objetos para mostrar como dividir nĂșmeros menores ou iguais a 10. Por exemplo, 8 borrachas = 2 grupos de 4 borrachas e 8 borrachas = um grupo de 2 e um grupo de 6.
5- Encontrar o nĂșmero de objetos para transformar qualquer grupo de 1 a 9 em um grupo de 10.
6- Usar objetos ou desenhar figuras para representar e resolver problemas simples de adição e subtração.
Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.
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Gostei acho que ajuda muito .