
8 maneiras de se conectar com o seu bebé ainda antes do nascimento
8 maneiras de se conectar com o seu bebé ainda antes do nascimento
Durante a gravidez, as mães geralmente anseiam por estabelecer uma conexão com o bebé e, muito embora a conexão física ocorra geralmente entre 18 e 24 semanas de gravidez quando a mãe começa a sentir os movimentos do bebé, a conexão emocional começa a ser estabelecida muito mais cedo.
Existem 8 maneiras simples que eu recomendo a qualquer mãe utilizar para começar a experimentar sua conexão íntima com seu bebé mesmo antes do nascimento:
1. Massage suavemente a sua barriga
Mesmo que ainda não esteja a sentir o seu bebé, ele já está dentro de si e é muito sensível ao toque e às suas emoções. Massajar a sua barriga durante a gravidez, principalmente durante os primeiros três meses, ajuda a desenrolar e fortalecer o vínculo entre si e seu bebé. Possivelmente também fará com que, por alguns momentos, pare o que está a fazer e apenas relaxe nesse momento a dois.
2. Converse com seu bebé
Para algumas mulheres no início da sua gravidez, conversar com o seu bebé pode parecer um pouco estranho, mas os estudos comprovam que após 22 a 23 semanas o bebé pode ouvir sons de dentro e de fora do útero materno. Além disso, o seu bebé é sempre muito sensível às emoções da mãe, de modo que conversar com ele/ela ajuda a expressar seus sentimentos e compartilhar as suas atividades diárias. O seu bebé irá familiarizar-se assim, e cada vez mais, com sua voz e tons, reforçando o vínculo entre vocês dois.
3. Pratique a respiração lenta e profunda
Cada estado emocional está conectado com um ritmo diferente da nossa respiração. A respiração lenta e profunda induz calma e paz de espírito e também estimula o relaxamento completo do corpo da mãe. Após apenas 5 minutos, a mãe vai sentir-se reenergizada e revigorada. E como tudo o que a mãe vivencia é também vivenciado pelo seu bebé, esta é uma ótima maneira de conectar-se com seu bebé!
4. Mantenha uma ecografia do seu bebé sempre à mão
Uma boa maneira de fortalecer seu vínculo com o bebé nos estágios iniciais da sua gravidez é ter uma ecografia do seu bebé consigo ou num local onde possa vê-la com frequência. Isso fará a mãe sorrir, tirar alguns momentos para pensar em sua nova caminhada enquanto mãe e partilhar boas emoções com seu bebé.
5. Faça uma pausa consciente
Durante o dia, tome a decisão consciente de fazer pausas para se relacionar com seu bebé. Para pensar nas coisas boas que você gostaria de partilhar com ele/ela no presente e nos momentos futuros. Dedicar tempo para apenas estar presente mentalmente para o seu bebé reforça o vínculo e envia a mensagem ao seu bebé que ele é importante, que você se importa e que ele é desejado por si.
6. Pratique yoga pré-natal
Esta prática ajudará seu corpo e sua mente a manter-se saudável e positiva, mais conectada com o seu bebé, e a preparar-se para o parto. Numa aula irá fazer diferentes posições e técnicas de respiração que a vão ajudar a liberar tensão acumulada, retornar à calma, sentir-se mais preparada para o trabalho de parto recuperar melhor da sua gravidez após o parto, além de se conectar profundamente com o seu bebé dentro de si.
7. Dê um passeio na natureza
Este também é um momento na vida de uma mulher em que ela está profundamente conectada às forças da natureza, inspirando a vida dentro de si. Andar na natureza reforça o seu lado feminino e melhora a sua sensibilidade e a intuição. Toque uma árvore, cheire uma flor, tire os sapatos e sinta a terra. As mulheres grávidas também são uma manifestação da Mãe Natureza Universal, e isso fará com que você se sinta mais conectada consigo e com seu bebé.
8. Não seja tão dura e crítica de si mesma
As mulheres geralmente negligenciam as suas necessidades durante a gravidez. Tendem a ser muito duras consigo mesmas quando as coisas não correr conforme o planejado. Você não é preguiçosa, está grávida! Precisa de desacelerar a sua vida para poder aumentar a sua consciência física, emocional e mental, e se conectar profundamente ao seu bebé. Portanto, dê prioridade ao que é realmente importante, e cuidar bem de si mesma vai ajudá-la a ter um vínculo muito melhor com o seu bebé.
É sua missão apoiar a mulher grávida a sentir-se mais calma, confiante e ligada ao seu bebé, mesmo na sua vida activa, para que possa realmente desfrutar da sua gravidez com mais alegria e felicidade.