Consciência Fonológica e Fonémica: o que são e como se desenvolvem?
Consciência Fonológica
A Consciência Fonológica é uma competência ampla que inclui diferentes mecanismos que permitem a identificação e a manipulação de partes da linguagem oral – tais como palavras, sílabas, sons e rimas.
Crianças com uma Consciência Fonológica desenvolvida são capazes de identificar e produzir rimas, de dizer quantas sílabas contém cada palavra ou de reconhecer palavras que tenham os mesmos sons.
Consciencia Fonémica
Mais especificamente, a Consciência Fonémica refere-se à capacidade específica de focar e manipular sons individuais (fonemas) em palavras faladas.
Os fonemas são as unidades menores que compõem a linguagem falada e que se combinam para formar sílabas e posteriormente palavras. Por exemplo, a palavra ‘gato’ é composta por quatro fonemas:
g a t u
No caso da língua portuguesa, existem 31 fonemas (12 relativos às vogais e 19 relativos às consoantes), incluindo sons representados por combinações de letras como é o caso de nh .
A aquisição da Consciência Fonémica é importante, visto ser a base da aquisição da ortografia e do reconhecimento de palavras, por isso, se apresenta como um dos melhores preditores da aprendizagem formal da leitura e da escrita.
Pelo contrário, os alunos em risco de dificuldade de leitura geralmente têm níveis mais baixos ao nível da Consciência Fonológica e Fonémica comparativamente com os seus pares.
A boa notícia é que a Consciência Fonémica e Fonológica podem ser desenvolvidas através de diversas atividades.
Perspetiva da criança:
Na verdade, em grande parte dos casos, quando as crianças receitam tarefas iniciais de leitura e escrita, tem a ver essencialmente com dificuldades nestas competências:
Eu não conheço palavras que rimam com gato.
O que querem dizer quando perguntam: “Quais os sons que estão na palavra gato?“
Quantas sílabas tem o meu nome?
Quais os sons que são iguais em gato e rato.
Perspetiva dos pais. Fique atento se o seu filho:
- Tem dificuldades em pensar em palavras que rimam com uma palavra simples tal como gato, rato ou pato;
- Não demonstra interesse por jogos de linguagem, jogos de palavras ou rimas
Perspetiva do professor. Fique atento se o seu aluno:
- Não realiza corretamente as atividades de manipulação de fonemas (por exemplo, não conseguir responder corretamente ao pedido “junta os sons |g| |a| |t | |u|” para formar a palavra |gato|;
- Não completa corretamente as atividades de substituição de fonemas (por exemplo, troca o som |u| em gato por |a| para fazer |gata|;
- Tem dificuldades em dizer quantas sílabas tem cada palavra;
- Revela dificuldade em rimar, segmentar por sílabas ou soletrar uma nova palavra pelos seus sons.
Como ajudar?
- Com a ajuda dos pais, professores e técnicos especializados, as crianças podem desenvolver as competências de consciência fonológica.
- Certificar-se que o programa de aprendizagem da leitura e da escrita inclui as competências fonológicas.
- Caso as dificuldades sejam significativas e/ou já tiver passado da idade em que a Consciência Fonológica e Fonémica é ensinada na escola (geralmente no pré-escolar), certifique-se que a criança recebe treino individualizado com um técnico especializado.
- Faça atividades que ajudem a desenvolver as capacidades sonoras (certifique-se que as atividades sejam curtas e divertidas; evitando que a criança fique frustrada).
- Ajude a pensar em várias palavras que começam com o som / m / ou / ch / ou outros sons iniciais (por exemplo chapéu, monstro).
- Faça frases “sem sentido” e engraçadas com palavras que começam com o mesmo som, por exemplo “dois dedos deram dores à doninha “.
- Faça rimas simples, dizendo um de cada vez uma palavra que rime (por exemplo, não-pão-mão-balão, etc).
- Leia ou incentive a ler livros com rimas. Ensine principalmente rimas, poemas curtos e músicas;
- Pratique o alfabeto apontando para as letras onde quer que as veja.
- Considere a utilização de aplicações de jogos de Consciência Fonológica e Fonémica e de rimas. Muitos desses programas usam gráficos coloridos e animações que mantêm as crianças motivadas;
- Identifique qual a tarefa precisa de Consciência Fonológica e Fonémica que deseja trabalhar e selecione atividades apropriadas.
- As atividades devem ser divertidas e emocionantes por isso brinque com os sons!
Se for professor, considere o ensino da Consciência Fonológica e Fonémica em pequenos grupos, uma vez que os alunos provavelmente estarão em diferentes níveis. Lembre-se de que alguns alunos podem precisar de mais reforço ou instrução do que outros.
Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.