Consciência Fonológica e Fonémica: o que são e como se desenvolvem

Consciência Fonológica e Fonémica: o que são e como se desenvolvem

Consciência Fonológica e Fonémica: o que são e como se desenvolvem?

Consciência Fonológica

A Consciência Fonológica é uma competência ampla que inclui diferentes mecanismos que permitem a identificação e a manipulação de partes da linguagem oral – tais como palavras, sílabas, sons e rimas.

Crianças com uma Consciência Fonológica desenvolvida são capazes de identificar e produzir rimas, de dizer quantas sílabas contém cada palavra ou de reconhecer palavras que tenham os mesmos sons.

Consciencia Fonémica

Mais especificamente, a Consciência Fonémica refere-se à capacidade específica de focar e manipular sons individuais (fonemas) em palavras faladas.

Os fonemas são as unidades menores que compõem a linguagem falada e que se combinam para formar sílabas e posteriormente palavras. Por exemplo, a palavra ‘gato’ é composta por quatro fonemas:

g   a   t   u

No caso da língua portuguesa, existem 31 fonemas (12 relativos às vogais e 19 relativos às consoantes), incluindo sons representados por combinações de letras como é o caso de  nh .

A aquisição da Consciência Fonémica é importante, visto ser a base da aquisição da ortografia e do reconhecimento de palavras, por isso, se apresenta como um dos melhores preditores da aprendizagem formal da leitura e da escrita.

Pelo contrário, os alunos em risco de dificuldade de leitura geralmente têm níveis mais baixos ao nível da Consciência Fonológica e Fonémica comparativamente com os seus pares.

A boa notícia é que a Consciência Fonémica e Fonológica podem ser desenvolvidas através de diversas atividades.

Perspetiva da criança:

Na verdade, em grande parte dos casos, quando as crianças receitam tarefas iniciais de leitura e escrita, tem a ver essencialmente com dificuldades nestas competências:

Eu não conheço palavras que rimam com gato.

O que querem dizer quando perguntam: “Quais os sons que estão na palavra gato?

Quantas sílabas tem o meu nome?

Quais os sons que são iguais em gato e rato.

Perspetiva dos pais. Fique atento se o seu filho:

  • Tem dificuldades em pensar em palavras que rimam com uma palavra simples tal como gato, rato ou pato;
  • Não demonstra interesse por jogos de linguagem, jogos de palavras ou rimas

Perspetiva do professor. Fique atento se o seu aluno:

  • Não realiza corretamente as atividades de manipulação de fonemas (por exemplo, não conseguir responder corretamente ao pedido “junta os sons |g| |a| |t | |u|” para formar a palavra |gato|;
  • Não completa corretamente as atividades de substituição de fonemas (por exemplo, troca o som |u| em gato por |a| para fazer |gata|;
  • Tem dificuldades em dizer quantas sílabas tem cada palavra;
  • Revela dificuldade em rimar, segmentar por sílabas ou soletrar uma nova palavra pelos seus sons.

Como ajudar?

  • Com a ajuda dos pais, professores e técnicos especializados, as crianças podem desenvolver as competências de consciência fonológica.
  • Certificar-se que o programa de aprendizagem da leitura e da escrita inclui as competências fonológicas.
  • Caso as dificuldades sejam significativas e/ou já tiver passado da idade em que a Consciência Fonológica e Fonémica é ensinada na escola (geralmente no pré-escolar), certifique-se que a criança recebe treino individualizado com um técnico especializado.
  • Faça atividades que ajudem a desenvolver as capacidades sonoras (certifique-se que as atividades sejam curtas e divertidas; evitando que a criança fique frustrada).
  • Ajude a pensar em várias palavras que começam com o som / m / ou / ch / ou outros sons iniciais (por exemplo chapéu, monstro).
  • Faça frases “sem sentido” e engraçadas com palavras que começam com o mesmo som, por exemplo “dois dedos deram dores à doninha “.
  • Faça rimas simples, dizendo um de cada vez uma palavra que rime (por exemplo, não-pão-mão-balão, etc).
  • Leia ou incentive a ler livros com rimas. Ensine principalmente rimas, poemas curtos e músicas;
  • Pratique o alfabeto apontando para as letras onde quer que as veja.
  • Considere a utilização de aplicações de jogos de Consciência Fonológica e Fonémica e de rimas. Muitos desses programas usam gráficos coloridos e animações que mantêm as crianças motivadas;
  • Identifique qual a tarefa precisa de Consciência Fonológica e Fonémica que deseja trabalhar e selecione atividades apropriadas.
  • As atividades devem ser divertidas e emocionantes por isso brinque com os sons!

Se for professor, considere o ensino da Consciência Fonológica e Fonémica em pequenos grupos, uma vez que os alunos provavelmente estarão em diferentes níveis. Lembre-se de que alguns alunos podem precisar de mais reforço ou instrução do que outros.

 

 

O Centro SEI é um espaço dedicado ao desenvolvimento e à aprendizagem em todas as etapas da vida humana.

Somos uma equipa multidisciplinar de especialistas em dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia), dificuldades de atenção, hiperatividade e outros desafios do desenvolvimento.

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