Crianças que brincam com Dinossauros são mais inteligentes

Crianças que brincam com Dinossauros são mais inteligentes

Crianças que brincam com Dinossauros são mais inteligentes

Estudos recentes indicam que o interesse das crianças sobre um assunto em específico surge nos primeiros 2 a 6 anos de vida. Isto é de extrema importância para o processo de desenvolvimento.

Os interesses intrínsecos podem ajudar na atenção, no processo de pensamento, melhoria da comunicação e compreensão, entre outros benefícios.

Mas qual a relação entre os dinossauros e os interesses intrínsecos?

Simples, mesmo que extintos da terra há cerca de 66 Milhões de anos, os dinossauros, sempre estiveram cativos no gosto das crianças.

Uma pesquisa realizada pelas universidades de Indiana e Wisconsin, nos Estados Unidos, comprova que a criança que tem um interesse intrínseco por dinossauros, tende a ser mais inteligente.

Como estimular os interesses intrínsecos?

Segundo pesquisas, apenas 20% das crianças, permaneceram com seus interesses intrínsecos nos primeiros seis meses a três anos de vida.

A primeira infância, é uma fase de exploração e de descobertas, onde as crianças tendem a transitar por vastos territórios à procura de conhecimento. Quando deparadas com um determinado assunto que lhe sobressai, isso gera uma motivação interna na criança, e cabe aos pais trabalharem esses estímulos.

Para os pais que desejam que tais assuntos permanecem na vida dos filhos, a pesquisa recomenda que ensinem e estimulem novidades a respeito do assunto. Se seu filho revelou uma verdadeira obsessão por dinossauros – sabendo detalhes da sua alimentação, os seus nomes em latim e em que período viveram – não se assuste, pelo contrário: trate de investir em livros e aventuras como um presente para a vida toda.

O principal caminho é proporcionar brincadeiras recreativas. Assim, as crianças poderão estimular os seus interesses, e consecutivamente, estimular o cérebro da criança de forma a procurar ainda mais conhecimento.

A capacidade linguística e de compreensão tendem elevar-se perante os “interesses intensos” infantis.

Crianças que brincam com Dinossauros são mais inteligentes

A forma com as crianças pesquisam, por exemplo dinossauros, será determinante para que, mais tarde, se desenvolvam estratégias perante novas situações nas suas vidas. A pesquisa também aponta que os temas de interesse não costumam vir dos pais. Estes temas surgem de experiências que as crianças tiveram nos primeiros anos de vida.

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.