Depressão pós-parto, como ultrapassar rapidamente sem medicação

Depressão pós-parto, como ultrapassar sem medicação

Depressão pós-parto, técnicas para ultrapassar mais rapidamente sem medicação

“De onde vem a depressão pós-parto, seu eu estou (deveria estar) mais feliz do que nunca?”

Alem do que podemos ver em exames normais e em observação regular durante o período de gestação, estudos mostram que a grávida é acompanhada ao longo de 9 meses por uma energia suplementar “destacada” para o bom desenvolvimento e crescimento do feto. Esta energia suplementar é gerada de modo natural e muitas vezes escapa à perceção da futura mãe.

Para que a mulher tenha acesso e noção que esta energia especial existe e como deve ser desenvolvida as aulas de Meditação são bastante indicadas não só para este tempo de gestação mas também como prevenção na questão da depressão pós parto. Devido a esta realidade a vibração energética da mãe é mais elevada pelo que se costuma afirmar que as mulheres grávidas ficam mais bonitas e mais radiosas.

A gravida cria uma habituação a este nível de energia suplementar mesmo que inconsciente e após o momento do parto este apoio termina pelo que há uma quebra energética. A quebra está associada à azáfama e exigência devido a presença do recém-nascido. Ao desgaste que ocorre a nível fisiológico e físico. Estes são alguns dos fatores que denunciam o aparecimento da depressão pós-parto. Quando a criança nasce e o cenário muda, a mãe sente a diferença. Uma preparação constante antes e pós, estudando Meditação, fará com que a mulher tenha a energia elevada  em todos os dias da sua vida.

Famílias que estudam Meditação sabem que o parto será um momento mais tranquilo e seguro.

A saúde, o sistema imunológico, o equilíbrio e tranquilidade são denominadores comuns para uma gestação saudável, um parto ameno e o desenvolvimento da criança sustentado, criativo e harmonioso. Famílias que abraçam a técnica da meditação têm uma ligação energética mais forte e mais eficaz para ultrapassar todos os momentos de tenção. Todo este clima gera melhores momentos e registos de felicidade.

A meditação é muito benéfica não só durante a gestação mas também na preparação física e mental das mulheres que não conseguem engravidar.

Quais os benefícios da meditação na gestação?

  • Sistema imunológico mais forte – A meditação aumenta a imunidade
  • Maior equilíbrio emocional – Equilíbrio emocional, limpeza de memórias perturbadoras e neutralização do ego em esforço
  • Aumenta a fertilidade – Um estudo da University of Western Australia descobriu que as mulheres são mais propensas a conceber durante os períodos em que estão mais relaxadas. Um estudo da Universidade Trakya, na Turquia, também descobriu que o stress reduz a contagem de espermatozoides e a motilidade, sugerindo que também pode aumentar a fertilidade masculina.
  • Reduz a síndrome do intestino irritável – Quando os pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável iniciam a prática da meditação duas vezes ao dia. Verificou-se que os sintomas de diarreia, inchaço e prisão de ventre melhoram significativamente.
  • Reduz a pressão arterial – Um estudo da Harvard Medical School descobriu que meditação baixa a pressão arterial, fazendo o corpo menos sensível às hormonas do stress, de uma forma semelhante à medicação hipotensora.
  • Anti-inflamatório – O stress leva à inflamação, um estado associado a doenças cardíacas, artrites ou asma.
  • Serenidade – A diferença entre mulheres que meditam e as que não o fazem é de uma mente meditativa com pensamento fluido e natural, a mente comum é desordenada e fácil de entrar em tempestade.

O bebé sente esta paz e harmonia que vem dos pais. A casa e o ambiente familiar, o mundo da criança não é muito diferente do ambiente vivido por 9 meses na barriga da mãe.

Os primeiros meses da vida da criança são normalmente agitados porque:

  • o bebé é exigente
  • o casal tem poucas horas de sono e pouco tempo para os dois e para cada um deles individualmente,
  • são meses de grande stress para a mãe que uma vez cansada gera debilidades com maior facilidade.

Conhecer a sua força interna e saber quais os seus pontos fortes para se valer deles e com tudo isto fazer melhores escolhas e tomar melhores opções ajuda a manter o emocional alto e menos vulnerável.

Os exercícios são aprendidos em Meditação são fáceis e podem ser feitos várias vezes ao dia consoante a disponibilidade. Pode fazer em casa, no trabalho, no intervalo de almoço num jardim. Constam de respiração, postura e foco mental positivo.

O amor familiar expande. Os momentos em família deixam de ser apenas mentais e passam a ser mais envolventes.  Passa a haver uma mistura de razão e sentimento em equilíbrio, praticado por pais e filhos.

Quais os benefícios da meditação para ajudar  ultrapassar a depressão pós parto?

  • Impacto benéfico na saúde da mãe e do feto
  • Aumento do nível de bem-estar
  • Auto estima, poder pessoal
  • Equilíbrio emocional e da ansiedade
  • Prevenção da própria fragilidade – depressão pós-parto
  • Equilíbrio das funções hormonais
  • Controlo da mente
  • Reconhecimento da energia e como utiliza-la a seu favor
  • Capacidade empática
  • Reconstrução do sistema emocional

Que resultados rápidos esperar?

  • Maior controlo emocional no pré  e pós-parto
  • Redução dos momentos ansiosos, dores e stress
  • Menor tensão muscular
  • Sono regular
  • Calma, paz
  • Disciplina
  • Melhoria no relacionamento inter-familiar
  • Maior regeneração mesmo em dias com poucas horas de sono

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