Sabia que a mĂșsica tem uma grande influĂȘncia no desenvolvimento da linguagem das crianças?
Muitos estudos demonstram a importĂąncia da estimulação precoce em aulas de mĂșsicas, mas tambĂ©m no quotidiano da criança, tanto em casa como no jardim de infĂąncia, tendo um grande potencial nos vĂĄrios nĂveis de desenvolvimento infantil.
A conexĂŁo estabelecida entre as pessoas e os sons Ă© tĂŁo primordial que se inicia antes mesmo do nascimento. Sabe-se que a formação das estruturas auditivas no bebĂ© se dĂĄ por volta do 5Âș mĂȘs de gestação. Nesse perĂodo, o bebĂ© tem contato com a sua primeira referĂȘncia de ritmo musical: o batimento cardĂaco materno.
Antes de nascer, ele jĂĄ reconhece o timbre da voz da mĂŁe e jĂĄ responde a estĂmulos sonoros: ApĂłs o sistema auditivo estar formado, jĂĄ aprecia todo o reportĂłrio musical e os sons com os quais a mĂŁe tem contacto.
Como reage o nosso cĂ©rebro Ă mĂșsica
O nosso cĂ©rebro parece ser moldado pelas experiĂȘncias proporcionadas nos primeiros anos de vida, e o cĂ©rebro de um mĂșsico tem caracterĂsticas diferentes do cĂ©rebro de uma pessoa que nĂŁo tenha tido contacto com a mĂșsica na infĂąncia.
Muito se tem investigado acerca da influĂȘncia da mĂșsica no desenvolvimento da criança, bem como na possibilidade de ajudar na recuperação de lesĂ”es no cĂ©rebro, tanto em crianças como em adultos.
Esses estudos comprovam a influĂȘncia da mĂșsica nas capacidades comunicativas da criança, verbais e nĂŁo verbais, na sua autoconfiança, nas suas capacidades espĂĄcio-temporais, no desenvolvimento cognitivo e motor, nas funçÔes executivas, na memĂłria e na aprendizagem de lĂnguas estrangeiras.
Ao fazer mĂșsica ativamos sinapses dos sistemas sensorial, cognitivo (simbĂłlicos, linguĂsticos e da leitura), motivacional, sinapses que veiculam a aprendizagem, a estimulação da memĂłria, o planeamento de movimentos, etc.
VĂĄrias investigaçÔes sugerem que a mĂșsica altera a forma como o cĂ©rebro processa os componentes da linguagem, melhorando a perceção dos sons, incluindo os sons da fala e, consequentemente, a sua relação com a leitura e escrita.
A mĂșsica e a aprendizagem
Para aprender a ler, a criança deverĂĄ jĂĄ ter desenvolvido a consciĂȘncia de que as palavras sĂŁo constituĂdas por sĂlabas e estas por sons (consciĂȘncia fonolĂłgica). A criança deve ser capaz de se abstrair do significado das palavras para pensar, discriminar, comparar e manipular os sons que as compĂ”em e, dessa forma, conseguir realizar tarefas:
- Dividir frases em palavras.
- Encontrar ou evocar palavras que rimam.
- Dividir palavras em sĂlabas.
- Encontrar palavras que comecem pela mesma sĂlaba ou som, entre outras.
Estas atividades sĂŁo fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita mais tarde, no seu percurso escolar. DeverĂĄ ter desenvolvido tambĂ©m a percepção auditiva e este Ă© um processo complexo, que depende do processamento auditivo e Ă© constituĂdo pela receção e interpretação dos padrĂ”es de fala; discriminação entre sons (espectro, caracterĂsticas temporais, sequĂȘncia e ritmo) reconhecimento, memorização e compreensĂŁo da fala.
A mĂșsica e a linguagem
A mĂșsica e a linguagem sĂŁo dois estĂmulos auditivos, estruturados de uma forma semelhante (ambas consistem num determinado nĂșmero de sons que se organizam segundo determinadas regras) e que utilizam o mesmo sistema auditivo e aparelho vocal.
A aprendizagem destes elementos musicais e linguĂsticos parece ser semelhante, recorrendo aos mesmos processos auditivos e a partilha destes mecanismos parece ser responsĂĄvel pela influĂȘncia da mĂșsica no desenvolvimento das capacidades de consciĂȘncia fonolĂłgica.
A mĂșsica e os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) podem ser utilizados para estimulação da linguagem pelos pais e/ou educadores, mas tambĂ©m como mĂ©todo de intervenção nas perturbaçÔes de leitura e escrita, perturbaçÔes fonolĂłgicas, perturbaçÔes do processamento auditivo, entre outras. Podem ser feitas diversas atividades tendo sempre em conta os objetivos delineados para trabalhar com a criança. Beneficiando nĂŁo sĂł o desenvolvimento da consciĂȘncia fonolĂłgica, mas tambĂ©m a perceção/sensibilidade auditiva, o processamento (motor e auditivo), a atenção e a comunicação verbal e nĂŁo-verbal.
A mĂșsica tem entĂŁo um papel muito importante no desenvolvimento da criança, em especial na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Portanto incentive desde cedo ao gosto pela mĂșsica, oiça e explore a mĂșsica em famĂlia.
O seu filho jĂĄ ouviu musica hoje?
Marta Nunes, terapeuta da fala
A PsicoMindCare Ă©Â constituĂda por uma equipa de tĂ©cnicos com vĂĄrias valĂȘncias e tem como principal missĂŁo responder Ă s necessidades sentidas nas comunidades, sejam elas as famĂlias, escolas ou organizaçÔes, possibilitando serviços especializados na ĂĄrea da saĂșde a quem mais precisa.
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