creche

creche

Crescer na Creche

Crescer é uma conquista diária, de sucessivas tentativas. Cair, levantar e seguir! É assim desde que nascemos, mas quando lidamos e observamos o crescimento dos 0 aos 3 anos temos o privilégio de analisar a base de tudo o desenvolvimento infantil num desabrochar de competências quase diárias.

Imagine o que é receber uma criança para o seu cuidado apenas com quatro meses e vê-la partir para uma nova etapa com três anos. A imensidão de etapas que ela ou ele superou junto dos seus cuidadores num espaço educativo.
Nos últimos três anos tive, de facto, o privilégio de ver um grupo de crianças crescerem junto de mim e de toda a equipa educativa da Instituição onde trabalhamos. Muitos anos repetimos esta experiência … muitos continuamos a acompanhá-los e ver progredir nas fases subsequentes, outros não, por imperativos da vida…

Inicialmente os pais, as mães ou familiares directos das crianças chegam reticentes e com algum nervosismo, associado ao factor de desconhecimento do trabalho desenvolvido numa Creche. Aos poucos, vão-se adaptando à nova mudança na vida familiar com a entrada dos meninos e das meninas no contexto educativo. A este período designamos por período de adaptação. É durante este tempo que se vão estabelecer relações de confiança entre todos os agentes e contribuir para o bem estar do bebé.

Com o avançar dos dias as rotinas são interiorizadas e a criança passa a sentir-se segura do regresso dos pais ou familiares. A partir deste momento estão reunidas as condições para a realização das aprendizagens. Estas sucedem-se por etapas e ao ritmo individual de cada um.
Do balbuciar ao falar uma a duas palavras, do gatinhar ao levantar e andar. Do brincar e partilhar, ao aprender a saber fazer as tarefas sem ajuda até ao simples desejo de aprender, vão longos meses de trabalho, dedicação e muita afetividade.
Os nossos meninos e as nossas meninas estão prontos para partir numa nova aventura onde brincar continuará a ser a sua prioridade e onde aprender é uma necessidade básica da evolução humana quando explorada numa fase inicial do desenvolvimento.
É refletindo sobre todos estes percursos que continuo a acreditar na crescente valorização dos espaços educativos de Creche, determinantes para o futuro sucesso educativo tão desejado.
Em Setembro , escrevi: Ser Educador é criar as raízes para o bom desenvolvimento … Chegando ao final de Junho tenho a certeza que estas estão lançadas!
Guardo dentro de mim, no local mais seguro, todos os momentos por nós vividos!

LER TAMBÉM…

Creche, eu estou quase a chegar!

Vou para a escola dos mais crescidos

O dia a dia no Jardim de Infância

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.