
Estar atento ao desenvolvimento da fala e da linguagem dos seus filhos
As crianças começam a aprender a comunicar desde o nascimento, numa variedade de atitudes, tais como, olhares, gestos e vocalizações. É cada vez mais relevante que pais, professores e educadores estejam atentos ao desenvolvimento da fala e da linguagem, e à sua relação com as dificuldades na aprendizagem. Assim, é muito importante saber como identificar sinais de alerta que poderão ajudar a entender qual a altura certa para fazer o despiste, permitindo assim detetar e agir precocemente em casos que necessitem de intervenção, evitando dificuldades no rendimento escolar e no desenvolvimento psicoafectivo da criança.
O Terapeuta da Fala é o profissional que o pode ajudar no caso de detetar algum destes sinais de alerta e que pode acompanhar os pacientes de todas as idades, que apresentem dificuldades no desenvolvimento da fala e da linguagem. Mas é essencialmente durante a infância e adolescência que a intervenção é necessária. Uma parte muito importante desta intervenção inclui a preparação dos pais para o estímulo das capacidades de comunicação da criança e fundamenta-se no desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, abrangendo funções associadas à compreensão/expressão da linguagem oral e escrita e comunicação não verbal.
É importante mencionar que a intervenção apresentará um prognóstico mais favorável quanto mais precocemente for iniciado. Assim, se os seus filhos/educandos/alunos apresentarem um ou mais destes sinais de alerta não hesite em contatar um terapeuta da fala para avaliação.
Principais sinais de alerta
INFÂNCIA
- Aos 2 anos ainda não falar, produzir frases com duas palavras ou apresentar menos de 50 palavras;
- Aos 3 anos não produzir frases ou possuir um vocabulário reduzido;
- Não compreender ordens simples;
- Omitir/substituir alguns sons da língua portuguesa;
- Apresentar linguagem muito imatura;
- Não se mostrar interessado em comunicar com as pessoas;
- Repetir enunciados sem prosódia imediatamente após ouvir ou algum tempo depois;
- Falar pelo nariz;
- Ter mais de 4 anos e gaguejar;
- Não manter contato ocular;
- Dificuldades em memorizar canções infantis;
- Dificuldades em controlar a baba e em deglutir (engolir) alimentos;
IDADE ESCOLAR
- Omitir/substituir sons ao falar, ler e/ou escrever;
- Apresentar dificuldades ao ler e escrever;
- Usar frases incompletas ou com erros gramaticais;
- Ter dificuldades em compreender/executar ordens simples e/ou complexas;
- Dificuldades em comunicar com as pessoas;
- Gritar muito ficando rouco com frequência;
- Gaguejar por um período superior a 4-6 meses;
Por Ana Dias, Terapeuta da Fala do Crescer com Afecto – Saúde Pais e filhos,
Para Up to Lisbon Kids®
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