Gestão de mudança

Gestão de Mudança: um processo emocional

O inicio de um novo ano é sempre sinónimo de balanço e mudanças. Mudanças na nossa vida profissional, mudanças na nossa vida pessoal, mudanças na forma como nos relacionamos com os outros.

Mas se é tão importante porque nos custa tanto mudar?

A mudança implica sempre uma saída da nossa zona de conforto, alterações nos nossos hábitos e padrões comportamentais, que à partida nos parecem sempre tão simples e naturais. Contudo, nem sempre é fácil, até porque, na maioria das vezes, a mudança tem que partir de nós para que se projecte em tudo o que nos rodeia.

Mudar de casa ou de escola, de trabalho ou de cidade, é sempre difícil mas as mudanças profissionais são, provavelmente, as mais dolorosas e sensíveis… Não é fácil mudar a nossa equipa nem a forma como os outros lidam connosco. Mas é cada vez mais necessário. Num panorama cada vez mais competitivo torna-se imperativo rentabilizar os negócios, os serviços e os produtos. Infelizmente ser bom não chega, temos que ser cada vez melhores, cada vez mais produtivos e cada vez mais competitivos. Não é um paradigma fácil de instalar principalmente quando há um estigma geral de conformismo e de queixa face às ocupações e situações profissionais e pessoais.

ARTIGO RELACIONADO
 Mudar, é bom ou mau?

É por isso que a gestão emocional é um processo que nos acompanha desde cedo e que caminha connosco ao longo da vida. É importante preparamos as nossas crianças para as necessidades de mudanças constantes. Mudanças que implicam alterações de comportamento e atitude que começam dentro de todos nós e se reflectem no dia-a-dia com os demais.

Há que preparar as crianças de hoje para a realidade de amanhã. Uma realidade mais seletiva, mais exigente e significativamente mais cruel.

 

 

5

1 thought on “Gestão de Mudança: um processo emocional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.