Teoria das inteligĂȘncias mĂșltiplas. Todos diferentes, todos especiais. InteligĂȘncia Corporal-CinestĂ©sica
Acabo todas as minhas aulas com a frase âEu sou Ășnica(o). Eu sou especial!â PorquĂȘ? Porque as crianças precisam de repetir vĂĄrias vezes esta frase, para nunca esquecerem o quĂŁo valiosas sĂŁo, tal como sĂŁo! Nascemos Ășnicos e especiais, com todas as nossas virtudes e, tambĂ©m, com todos os nossos desafios. Somos perfeitos na nossa imperfeição.
Hoje em dia fala-se muito em rankings escolares, em testes de aptidĂŁo, em quoeficiente de inteligĂȘncia, em ter bons resultados escolares para se ser alguĂ©m na vida, alimentando a competição e a comparação⊠Mas, no fundo, o que isso significa?
Seremos todos iguais, ao ponto de sermos medidos e analisados atravĂ©s de testes, exames e afins, que nada mais medem senĂŁo o nosso lado racional? NĂŁo haverĂĄ vida para alĂ©m do intelecto? Faz sentido haver apenas um tipo de inteligĂȘncia?
Se somos todos diferentes farĂĄ sentido aprendermos todos da mesma forma?
Estas mesmas inquietaçÔes levaram o psicĂłlogo Howard Gardner, juntamente com uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, a analisar e a descrever melhor o que Ă© a inteligĂȘncia. Partindo do pressuposto que a vida humana requer o desenvolvimento de vĂĄrios tipos de inteligĂȘncias, Gardner desenvolveu a Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas, onde identificou e definiu mais sete tipos de inteligĂȘncia, para alĂ©m da lĂłgico-matemĂĄtica, que Ă© amplamente estudada e analisada nos testes de QI.
Pela primeira vez, ouvimos falar de InteligĂȘncias Corporal-CinestĂ©sica, LinguĂstica, Musical, Espacial, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista.
âSomos todos geniais. Mas, se julgarmos um peixe pela sua capacidade de subir uma ĂĄrvore, ele vai passar toda a sua vida a acreditar que Ă© estĂșpido.â  Albert Einstein
A Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas reforça a ideia de que todas as pessoas nascem com o potencial dos oito tipos de inteligĂȘncia. No entanto, o ambiente onde crescem (famĂlia, amigos, escola, cidade, paĂsâŠ) e as experiĂȘncias que vivem estimulam mais um ou dois tipos de inteligĂȘncia em detrimento dos outros. Por exemplo, na maioria das escolas, as inteligĂȘncias linguĂstica e lĂłgico-matemĂĄtica sĂŁo mais valorizadas do que as restantes. ConvĂ©m relembrar que os oito tipos tĂȘm a mesma importĂąncia e que nĂŁo hĂĄ uma inteligĂȘncia mais valiosa. Todas sĂŁo importantes e todas nos ajudam no dia-a-dia. Interessante serĂĄ identificar o nosso tipo dominante de inteligĂȘncia e procurar estratĂ©gias que nos ajudem a desenvolver.
A Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas de Gardner:
InteligĂȘncia Corporal-CinestĂ©sica
Numa altura em que se fala tanto em crianças hiperactivas e em excesso de energia, decidi explorar com mais detalhe a InteligĂȘncia Corporal-CinestĂ©sica.Â
Como se expressa no corpo, como ajudar crianças com este tipo de inteligĂȘncia e como potenciĂĄ-la naquelas que nĂŁo a tĂȘm desenvolvida.
A InteligĂȘncia Corporal-CinestĂ©sica localiza-se no hemisfĂ©rio esquerdo do cĂ©rebro e define-se como a capacidade para realizar actividades ou resolver problemas utilizando todo o corpo, com grande precisĂŁo. Ă a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em desportos, artes cĂ©nicas ou plĂĄsticas, no controlo dos movimentos do corpo e na manipulação de objectos com destreza. A capacidade intuitiva da inteligĂȘncia corporal Ă© utilizada para expressar sentimentos atravĂ©s do corpo.
Crianças deste tipo de inteligĂȘncia precisam movimentar-se, tocar e construir para aprenderem, pois processam o conhecimento atravĂ©s das sensaçÔes corporais. Conseguem comunicar muito bem atravĂ©s de gestos e da linguagem corporal.
Muitas crianças com este tipo de inteligĂȘncia sĂŁo sinalizadas como crianças com PHDA, pelas dificuldades em ficar sentadas durante muito tempo, sossegadas e atentasâŠ
Como ajudar estas crianças?
Potenciando a aprendizagem atravĂ©s de jogos cooperativos, de actividades manuais e artesanais, educação fĂsica, de experiĂȘncias e de materiais tĂĄcteis. Precisam de respostas corporais, da dança, do teatro, de visitas de estudo, etc. Estas crianças precisam de todas as actividades onde o corpo possa expressar-se sem tensĂ”es nem resistĂȘncias.
Como estimular a inteligĂȘncia corporal-cinestĂ©sica em crianças onde este tipo de inteligĂȘncia nĂŁo estĂĄ tĂŁo desenvolvida?
Encorajando-as a praticar desportos que ampliem a sua consciĂȘncia corporal; a participar em jogos mais fĂsicos; a fazer atividades manuais como lego, plasticina, barro, etc.; a praticar natação, dança, teatro, yoga, meditação mindfulness, artes marciaisâŠ
Desportistas, ginastas, bailarinos, atores, carpinteiros, artesĂŁos, costureiros, maquinistas, cirurgiĂ”es, etc. Estes sĂŁo exemplos de profissĂ”es que possuem este tipo de inteligĂȘncia, porque todos precisam usar racionalmente as suas capacidades fĂsicas.
âPodemos ignorar as diferenças e supor que todas as nossas mentes sĂŁo iguais. Ou podemos aproveitar essas diferenças.â
– Howard Gardner –
Qual serĂĄ a sua escolha, sabendo que todos somos diferentes e especiais?
1 comentĂĄrio
Pingback: Teoria das inteligĂȘncias mĂșltiplas. InteligĂȘncia Interpessoal. | Up To Kids