livros-caixas-magicas

livros-caixas-magicas

Os Livros são caixas mágicas

Os Livros são caixas mágicas

Onde está a história? – Perguntam-me as crianças com frequência quando notam que, nas minhas mãos, não trago um livro.

Parece ser importante para elas ouvir uma história pela manha e muitas das vezes, também, no final da tarde.

Sei que nem todos os dias estão atentos e que se distraem com frequência. Mas, quando não tenho o livro pareço que estou a cometer uma infracção grave e provavelmente até estou!

Uso livros praticamente todos os dias, não gosto de contar histórias sem livros. É um hábito. Um suporte que serve de arranque para todas as restantes atividades e temas a trabalhar.

O livro é um instrumento que leva a criança ao mundo da imaginação, permitindo de uma forma lúdica aumentar todo o seu vocabulário e construção do discurso oral. Após contar a historia ou simplesmente explorar as imagens do livro de acordo com os objetivos definidos por mim enquanto educadora de infância, faço obrigatoriamente o reconto. Com esta atividade quero observar o que o grupo conseguiu reter da mensagem do livro e organizar as ideias dentro da cabeça da criança.

Os Livros são excelentes meios de aprendizagem, pois permitem criar sequências de acontecimentos, memorizar novas palavras e ampliar o vocabulário.  As crianças começam a explorar os comportamentos das personagens e estabelecer elos de ligação entre eles e os que observam no dia a dia. Aprendem a observar o texto escrito e a sequência das palavras nas frases, a interiorizar termos ligados ao livro – capa, página, folhas, palavras, frases. Os livros podem ajudar a criança na resolução de problemas, entre muitos outros aspetos .

A exploração habitual de livros em contexto de Creche e Jardim de Infância, bem como, em casa, aumenta a probabilidade da formação de futuros leitores.

Convido-vos a colocar ao alcance das crianças alguns livros e os que estão habituados a ter contato frequente com estes vão certamente pegar, folhear e imitar um adulto da sua referencia.

“Um, dois , três … Bom Dia, Bom Dia, Bom Dia a toda a gente…”  “- agora vamos ouvir a história meninos!”– dizem algumas das minhas meninas e dos meus meninos. Fico embebecida com tais comportamentos, pois refletem que a minha missão está a ser comprida e posso considerar que lancei as sementes para a formação de futuros leitores.

Os Livros são caixas mágicas, com personagens iguais a nós, que nos fazem aprender a conhecer-nos e a ultrapassar os nossos medos!

1 thought on “Os Livros são caixas mágicas

Comments are closed.

Instagram did not return a 200.