InteligĂȘncia Interpessoal. Teoria das inteligĂȘncias mĂșltiplas. Todos diferentes, todos especiais.
âO segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidadeâ
â Federico Luis Jahn –
Todos nascemos diferentes e especiais. Todos temos dons para partilhar com o mundo. Todos temos caracterĂsticas para aprender com os outros. Tal como Augusto Cury dizia, o sonho da igualdade sĂł cresce no terreno do respeito pelas diferenças. SĂł quando aceitamos que sĂŁo as diferenças que nos tornam Ășnicos e especiais Ă© que conseguimos integrar as especificidades de cada um como parte importante do todo.
Com interesses diferentes, motivaçÔes diferentes, formas de aprender diferentes, necessitamos de estĂmulos diferentes para avançar nas nossas descobertas, na forma como interpretamos o mundo, os outros e tudo o que nos rodeia. Uns sĂŁo mais sensoriais, outros mais mentais. HĂĄ os que aprendem atravĂ©s da experiĂȘncia no corpo, outros atravĂ©s da mĂșsica. Uns aprendem atravĂ©s da lĂłgica e da matemĂĄtica, outros atravĂ©s dos mistĂ©rios da natureza⊠Se Ă© verdade que nĂŁo existem duas pessoas iguais, porque continuamos a insistir numa aprendizagem linear, âchapa 4â e homogĂ©nea?
Conhecer o que motiva as crianças de hoje em dia, o que as estimula, o que desperta a sua curiosidade ajuda-nos a escolher os melhores caminhos para chegar até cada uma delas. Se percorrer os mesmos caminhos nos leva sempre aos mesmos resultados*, o que nos impede de escolher um percurso alternativo?
No artigo anterior falei na InteligĂȘncia Corporal-CinestĂ©sica, explicando que as crianças com este tipo de inteligĂȘncia precisam movimentar-se, tocar e construir para conseguirem aprender, uma vez que processam o conhecimento atravĂ©s das sensaçÔes corporais. Hoje irei descrever a InteligĂȘncia Interpessoal e falar da empatia como força motora deste tipo de inteligĂȘncia.
InteligĂȘncia Interpessoal
A InteligĂȘncia Interpessoal localiza-se no LĂłbulo Frontal, que se encontra na parte da frente do cĂ©rebro e que tem grande importĂąncia em funçÔes executoras, na flexibilidade mental, na resolução de problemas e Ă© responsĂĄvel por vĂĄrias das caracterĂsticas que definem a nossa personalidade. Ă neste lĂłbulo que acontece o planeamento das açÔes e dos movimentos, assim como o pensamento abstrato.
A InteligĂȘncia Interpessoal caracteriza-se por uma grande capacidade em sentir empatia com os outros, em compreender e interpretar as suas emoçÔes, sentimentos, necessidades, intençÔes e motivaçÔes. Ă a capacidade de entender as outras pessoas e de trabalhar com elas, de relacionar-se com os outros e de fazer amigos. As pessoas que tĂȘm este tipo de inteligĂȘncia mais desenvolvida sĂŁo capazes de interagir e de comunicar de forma eficaz, utilizando uma comunicação verbal e nĂŁo-verbal. TĂȘm uma sensibilidade especial para compreender as expressĂ”es faciais, a voz, os gestos e a postura das outras pessoas, assim como uma grande habilidade para lhes responder de forma adequada, sem ideias prĂ© concebidas. Muito empĂĄticas por natureza, estas pessoas tĂȘm uma grande capacidade de identificar as qualidades das pessoas, encorajando-as e extraindo o melhor de cada uma delas.
Principais caracterĂsticas das crianças que possuem a InteligĂȘncia Interpessoal mais desenvolvida:
- TĂȘm grandes capacidades de liderança;
- Trabalham melhor em equipa, do que individualmente;
- São bons comunicadores (comunicação verbal e não-verbal);
- Bons mediadores de conflitos;
- Criativos;
- Gostam de cooperar;
- TĂȘm muitos amigos;
- Interpretam bem as situaçÔes do dia-a-dia;
- Preferem atividades em grupo;
- Relacionam-se bem com os outros;
- Conseguem âlerâ bem os outros (as suas intençÔes, necessidades, desafios).
Como ajudar estas crianças?
Se for professor e tiver em sala uma ou mais crianças com este tipo de inteligĂȘncia mais desenvolvida Ă© importante que desenvolva dentro da sala de aula o trabalho cooperativo, em grupo, onde a criatividade e a aprendizagem ativa e divertida tenham espaço.
Estas crianças gostam de ajudar os outros. Â
Assim podem ser tutores ou orientadores, ensinando os colegas mais novos ou aqueles com mais dificuldades. Se quiser trabalhar a confiança dos seus alunos fomente o trabalho em equipa: estas crianças tĂȘm grandes capacidades de liderança. Conseguem identificar e valorizar as mais-valias de cada colega. Desta forma estarĂĄ tambĂ©m a fomentar uma auto-estima saudĂĄvel nos seus alunos.
Muito empåticas e boas comunicadoras, estas crianças são boas a mediar conflitos entre os colegas. Esta capacidade em compreender o outro permite-lhes entender as diferentes posiçÔes, realçar os aspectos positivos e os mais desafiantes de cada perspectiva e comunicar de forma eficaz com cada parte envolvida no conflito. Se a sua intenção é ajudar estas crianças, coloque-as como responsåveis pela gestão dos conflitos da sala de aula. Elas irão sentir-se compreendidas, valorizadas e reconhecidas.
Para potenciar a InteligĂȘncia Interpessoal nos seus alunos aposte numa aprendizagem ativa, participativa, cooperativa e divertida, baseada em jogos. Aposte nas apresentaçÔes de grupo, pesquisas ativas, clubes acadĂ©micos de discussĂŁo de ideias, reuniĂ”es sociais e partilhas criativas.
Em casa, pode ajudar as suas crianças a desenvolver este tipo de inteligĂȘncia incentivando atividades com os restantes membros da famĂlia e da comunidade, tais como festas de aniversĂĄrio, participação nas tarefas domĂ©sticas, em grupos juvenis, em trabalho voluntĂĄrio, em festas da comunidade, grupos de escuteiros, etc.
âDiga-me e esquecerei.
Mostre-me e talvez eu me lembrarei.
Envolva-me e eu entĂŁo compreendereiâ
â ConfĂșcio, 450 A.CÂ –
Como estimular a inteligĂȘncia interpessoal em crianças onde este tipo de inteligĂȘncia nĂŁo estĂĄ tĂŁo desenvolvido?
- Fomentar a participação em atividades de grupo, principalmente aquelas que incentivam a cooperação como o desporto e o trabalho voluntårio;
- Incentivar a prĂĄtica da escuta ativa (escutar para compreender, em vez de escutar para responder);
- Participar em atividades que possibilitam o contato com outras pessoas como a dança, o teatro, terapia de grupo ou musicoterapia.
Professores, terapeutas, atores, mĂ©dicos, vendedores e polĂticos sĂŁo alguns exemplos de profissĂ”es que possuem este tipo de inteligĂȘncia mais desenvolvida.
Acredito que Ă© importante olhar para estas caracterĂsticas com a intenção de potenciar mais-valias, ajudar nos desafios e integrar no todo. Todos somos necessĂĄrios, todos contribuĂmos de forma Ășnica para a nossa realidade. Ter a capacidade de olhar para um grupo de crianças (e nĂŁo sĂłâŠ), identificar as suas caracterĂsticas fundamentais, e o centro de inteligĂȘncia predominante (mental, emocional ou fĂsico) ajuda-nos a conectar com cada uma delas em especial e com o grupo em geral.
*Insanidade Ă© continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes
â Albert Einstein –
imagem@storyfox
1 comentĂĄrio
Pingback: Teoria das inteligĂȘncias mĂșltiplas | Up To Kids