A importância do terapeuta da fala e a sua intervenção nas várias áreas

A importância do terapeuta da fala e a sua intervenção nas várias áreas

A importância do terapeuta da fala e a sua intervenção nas várias áreas

Durante décadas respondemos a questões como:

“mas o que faz o Terapeuta da fala?”

“É Fisioterapeuta da fala?”

“Trabalha com meninos que falam mal?”….

Estas e inúmeras outras questões colocadas aos profissionais comprovam o desconhecimento sobre o vasto mundo em que o Terapeuta da fala pode atuar. Contudo, nos dias de hoje existe mais informação, reconhecimento e valorização da profissão.

O terapeuta da fala

O Terapeuta da fala pode intervir em qualquer idade sendo o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico da comunicação humana. A comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Responde a perturbações relacionadas com a Fala e a Linguagem (expressiva ou compreensiva), alterações relacionadas com as funções auditiva, cognitiva, articulatória, respiração, deglutição e voz.

Deve ainda, desenvolver a prevenção precoce cujos objetivos são promover a saúde e o bem-estar da criança. De modo a melhorar competências cognitivas e funcionais, estimular a adaptação aos diferentes contextos e prepará-los para a vida adulta, são facultadas ferramentas necessárias ao próprio e à família.

A terapia da fala articula com todos os cuidadores (escola, família, etc) fornecendo estratégias facilitadoras ao quotidiano de todos os envolvidos. Esclarece questões e adequa contextos de forma a desenvolver capacidades e a promover competências.

Pretendemos, neste texto, demonstrar e partilhar a importância do terapeuta da fala e da forma como que intervém em diversas áreas. Fornece ferramentas para o desenvolvimento funcional e harmonioso de uma criança ou para a recuperação de capacidades de comunicação, deglutição ou cognitivas de um adulto. O objetivo do Terapeuta da fala não é só “ensina a falar”, mas potenciar a funcionalidade, aumentar competências e melhorar a qualidade de vida de uma família.

 

Por Leonor Barruncho, Terapeuta da fala

No âmbito da educação somos um centro de explicações que se distingue claramente de todos os outros! Pretendemos, não só, formar bons alunos mas também jovens esclarecidos e competentes para tomarem decisões.

Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.