terapia da fala

Dia Europeu da Terapia da fala

6 de Março – Dia Europeu da Terapia da fala

Acontece com alguma frequência receber pais de crianças que procuram Terapia da fala por identificarem sinais no seu filho/a de um desenvolvimento “atípico”, “diferente do dos meninos da sua escola”. Assim, é percetível que a Terapia da fala está a expressar a sua importância de dia para dia e que há preocupação na partilha de informação sobre a sua importância.

Sejam adultos ou crianças o Terapeuta da fala pode ajudar a melhorar a sua condição de vida. Se ainda existem dúvida sobre o seu papel ou em que áreas intervém é no dia de hoje “Dia Europeu da Terapia da fala” que desmistificamos o tema.

O Terapeuta da fala

Profissional responsável pela avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento das perturbações da comunicação humana, linguagem oral e escrita, compressão e expressão da linguagem. Engloba também outras formas de comunicação não-verbal, voz e deglutição. A Terapia da fala abrange indivíduos de todas as idades, desde os recém-nascidos aos idosos. Em bebé presta cuidados neonatais desenvolvendo competências comunicativas e de alimentação. Nas crianças promove competências de comunicação, linguísticas, vocais entre outras perturbações. Nos jovens ou crianças em idade escolar, tende a intervir em perturbações da leitura e da escrita. Na idade adulta interfere maioritariamente em perturbações de linguagem adquiridas ou deglutição.

No entanto, tem sempre como objetivo geral otimizar capacidades perdidas ou não adquiridas do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

O papel do Terapeuta da fala na escola

Em contexto escolar o trabalho desenvolvido pelo Terapeuta da Fala centra-se na promoção da comunicação, intervenção em perturbações da linguagem oral, expressão escrita, perturbações da fala, perturbações da voz e Motricidade Orofacial.

Vejamos:

  • Perturbações da linguagem oral
    Atraso de desenvolvimento da linguagem, perturbação específica a linguagem, dificuldades de aprendizagem
  • Expressão Escrita
    Dislexia, disgrafia, disortografia
  • Perturbações da fala
    Articulação, gaguez, apraxia, disartria
  • Perturbações da voz
    Disfonia, afonia
  • Motricidade Orofacial
    Sucção, mastigação, respiração e a fala

Áreas de intervenção

 

No âmbito da educação somos um centro de explicações que se distingue claramente de todos os outros! Pretendemos, não só, formar bons alunos mas também jovens esclarecidos e competentes para tomarem decisões.

Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.