Tips for parents

Tips for parents

Tips For Parents 4 | Autonomia

“Ele não faz nada, tenho que ser eu a preparar a mochila e depois diz que não coloquei a roupa que ele queria”.

 A autonomia não cai do céu aos trambolhões!

Não é uma questão de tudo ou nada, a criança precisa de autonomia e o pai deve vê-la como um investimento não como uma perda de segurança. O primeiro motivo para muitos pais não darem autonomia aos filhos é o medo inconsciente de os começarem a ver ter vidas independentes, de perderem o controlo da situação.

Não se esqueça que, quer queira quer não, um dia isso vai acontecer e se essa autonomia for dada passo a passo com intencionalidade, ela fará parte do crescimento do seu filho e da vossa relação de confiança, não se tornando assim um monstro de sete cabeças, nem para si, nem para o seu filho. Se a autonomia surgir de uma forma gradual e natural, não só estará a incutir responsabilidade ao seu filho como, quando ele lhe exigir mais autonomia, será apenas mais um passo num caminho que já fazem juntos.

Autonomia e confiança têm que andar de braço dado.

Conselho da Semana

Escolha uma situação concreta para aumentar a autonomia do seu filho e garanta, mas garanta mesmo que ele tem sucesso na sua implementação. Comece por coisas tão simples quanto, deixá-lo escolher à noite uma das peças de roupa que usará no dia seguinte. Use a sua criatividade e reforce quando ele for bem sucedido.

 

LER TAMBÉM…

 

Os nossos filhos não precisam de patrões

Promover a autonomia, responsabilidade e competências de organização

Os benefícios da parentalidade preguiçosa