Dia 1 de Março é o dia Mundial do ELOGIO! Temos uma proposta para vos fazer! Um desafio.
Vamos mudar o chip. Hoje é proibido dizer não. É proibido criticar…Vamos elogiar!
Amanhã continuaremos a elogiar e depois de amanhã vamos elogiar novamente.
Vamos elogiar tantas vezes, que a crítica negativa vai desaparecer do nosso pensamento.
Tornar-nos-emos agentes do elogio.
Para promover o sucesso, a auto estima, a confiança devemos mostrar aos nossos filhos que o copo nunca está meio vazio, mas sim sempre meio cheio.
Enquanto pais, nem sempre é fácil reconhecer o esforço que os nossos filhos fazem, focamo-nos somente na meta, esquecendo-nos muitas vezes que o mais importante é o caminho. E o caminho faz-se caminhando.
A cada obstáculo ultrapassado é importante reforçar positivamente o momento e motivar para o futuro. O Elogio é a principal ferramenta para o sucesso, é o impulsionador das boas ações e o maior inimigo do bullying.
É urgente reforçar, junto dos nossos filhos, a empatia, a generosidade e o bem querer. Não podemos permitir que os nossos filhos cresçam numa sociedade onde a crítica destrutiva impera e o egocentrismo domina.
É necessário que se aposte numa reeducação do pensamento no sentido positivo.
Que eduquemos os nossos filhos a encararem as derrotas como parte do processo de aprendizagem e que sem elas nunca chegaremos ao sucesso. Não é dramático perder uma, duas, três vezes, é dramático sim, os pais não elogiarem o esforço feito e não apoiarem a continuidade até à conquista.
O elogio deve ser direccionado para o esforço e não para o resultado. Nem sempre somos brilhantes, fabulosos ou incríveis, mas o facto de não baixarmos os braços e permanecermos fiéis aos nossos objectivos merece sempre um merecido elogio
Vivemos numa profunda correria, no meio de crítica fácil e, sem estranharmos, é mais imediato condenar em vez de aprovar e repreender em vez de apoiar. O caminho é longo e a vida não sendo um sprint, mas sim uma maratona todas as lufadas de elogio contam!
Mais do que uma marca associada a um espaço o nome HOW TO é um conceito! Um conceito pedagógico, aliado às tecnologias, que pretende transmitir o valor da aprendizagem e de como ela nos torna pessoa.