O meu filho está com dor nos testículos. O que posso fazer?

O meu filho está com dor nos testículos. O que posso fazer?

Dor nos testículos

Esta é uma questão muito importante e que por norma não é falada com as mães de rapazes. Assim, a maior parte de nós não sabe que pode ser grave e de resolução urgente. É muito importante que a criança ou adolescente seja observado por um médico no dia em que a dor aparece. Não releve esta situação, pois as consequências poderão ser irreversíveis.

O meu filho está com dor nos testículos. O que posso fazer?

A dor nos testículos é uma situação relativamente frequente, mas que requer sempre uma observação médica urgente.
Na maior parte das vezes é causada por uma inflamação provocada por vírus, mas nalguns casos pode significar um quadro mais grave: uma torção do testículo.
Esta situação acontece sempre que o testículo roda sobre si mesmo, o que faz com que o sangue não consiga passar. Se o quadro não for revertido atempadamente, pode-se tornar irreversível e originar a “morte” do testículo afectado, que terá que ser removido através de uma operação. Para evitar que o quadro tenha este desfecho, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir a situação, mas isso só é possível se o diagnóstico for feito atempadamente (geralmente requer a realização de uma ecografia para confirmação).

Assim, reforço a ideia de que sempre que um menino tem dor nos testículos deve ser observado com urgência por um médico, particularmente se o testículo afectado estiver mais duro, inchado e escuro do que habitualmente.

Esta é, claramente, uma das situações em que mais vale “pecar por excesso” do que deixar o quadro evoluir.

 

image@myfamilymedicinepractice

Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo.

Sempre achei que a pediatria devia sair dos hospitais e consultórios e aproximar-se o mais possível da população e foi sempre com esse propósito que fui desenvolvendo o meu blogue.

5 thoughts on “O meu filho está com dor nos testículos. O que posso fazer?
  1. O meu filho tem 16 anos e queixa se de dores no testículo , já foi ao médico e os médicos não sabem porquê. Estou preocupada porque ele é autista e não sei mas o que fazer, será que é da puberdade?

    1. Olá Maria,
      se os médicos dizem que não tem problema, não há-de ser nada. Poderá de facto ser da puberdade. Ele é trapalhão? Poderá ter batido em algum lugar e não se aperceber?

  2. Meu filho acordou com dor nos testículos ele tem doze anos dei Dipirona disse que está melhorando mais estou preocupada oque devo fazer?

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights