É só uma fase. A frase que mais nos dizem em relação aos nossos.

É só uma fase. A frase que mais nos dizem em relação aos nossos.

É só uma fase.

Esta é a frase que mais nos dizem em relação aos nossos.

Há uma dada altura na vida em que esta frase nos soa muito familiar. Especialmente dita por outros, relativamente aos nossos.

“É só uma fase!”.

Ou porque não larga a chupeta, ou porque não nos larga a nós e mal conseguimos lavar os dentes. Porque chora ao ficar na escola, ou porque chora desalmadamente a caminho.

“É só uma fase!”

Porque come bem, ou porque come mal. Porque acorda três vezes por noite, ou porque deixou de acordar de noite.

“Vais ver que é só uma fase!”

“Se querem mais colo, podemos aproveitar já que é uma fase e não durará seguramente para sempre.”

Porque não se quer vestir, porque não se quer deitar. Porque faz birras intermináveis.

“É normal. É uma fase!”

E a vida vai-se costurando de fases. E já dizia alguém que o que importa realmente é o que tu fazes com as fases que a vida te dá.

Muitas vezes essas fases boas ou menos boas, estão carregadas de mudanças, de novas rotinas, de lutas e desafios.

O verdadeiro problema é que quase sempre estamos cansados, submersos numa rotina mecanizada e isso torna tudo mais difícil. Isso faz com que percamos o foco e não aproveitemos cada uma destas fases. Porque afinal, quando não querem dormir é sinal que podemos brincar mais um bocadinho. Se querem mais colo, podemos aproveitar já que é uma fase e não durará seguramente para sempre. Não é uma visão romântica. É a realidade.

Porque afinal a vida e o crescimento são feitos de fases, com aquilo que têm de bom e menos bom. Doerá muito mais olhar para trás e perceber que a vida nos passou ao lado. Disso não tenho a menor dúvida!

Mãe de uma menina de 3. Licenciada em Terapia Ocupacional. Com Pós Graduação e Especialização na área da Intervenção Familiar.

Certificada em Parentalidade e Educação Positivas e em Inteligência Emocional e Social. Com formação avançada em aconselhamento parental. Apoia crianças e famílias no reconhecimento das suas emoções e na construção de relações mais positivas e saudáveis.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights