15 Dicas fundamentais de organização da casa

Com a correia do dia-a-dia e com o tempo tão sobrecarregado para fazer tudo aquilo que desejamos, temos que criar prioridades e abraçar tudo aquilo que nos traz melhor qualidade de vida, e por sua vez mais alegria e felicidade.

Está mais do que provado que organização facilita a nossa vida. Organização da casa é um processo que leva tempo, e é uma procura constante de simplificação da nossa vida. Não há fórmulas mágicas nem regras rígidas, cada um, com as ferramentas que possui, tem que conseguir alcançar o método que melhor se adequa à sua casa.

Contudo, há pormenores que são imprescindíveis, para se conseguir uma organização inteligente e ao mesmo tempo descomplicada, que nos ajudem a lidar de forma clara e prática com a desordem do dia-a-dia.

Faça o processo de destralhar a casa, da maneira que resultar melhor para si, isto é, de uma maneira radical ou pouco a pouco. Uma coisa é verdade, pequenas mudanças e a criação de hábitos e rotinas, fazem toda a diferença. No início pode ser penoso, mas com o passar do tempo, valerá a pena!

  1. Destralhe a sua casa, esta é a regra de ouro para se iniciar o processo de organização.
  2. Crie um lugar definitivo para cada tipo de objeto que tem em casa, sem isso nunca vai conseguir organizá-la.
  3. Aproveite o espaço, criando uma organização inteligente e prática, em função do espaço que tem.
  4. Use e abuse de produtos organizadores. O que seria a nossa casa sem estes? Um caos!
  5. Sempre que abrir um armário ou gaveta, deixe-o sempre mais organizado, basta arrumar o que possa estar fora do sítio. Este pequeno hábito vai fazer toda a diferença.
  6. Agrupe e organize todos os objetos similares, a dispersão faz com que estes se percam ou com que nós os percamos!
  7. Os objetos mais usados devem ficar visíveis e à mão, tudo o que é pouco usado deve ficar na parte de cima dos armários ou prateleiras.
  8. Ponha etiquetas de caixas opacas, assim saberá imediatamente o que contém cada caixa, evitando ter que abrir tudo para encontrar o que procura.
  9. Compre só o que necessita, comprar por impulso só vai encher mais a casa e dificultar a organização.
  10. Faça Listas / checklists das tarefas domésticas, para que nada fique esquecido.
  11. Faça uma tarefa de cada vez, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, vai fazer com que nenhuma tarefa fique realmente concluída.
  12. Não adie tarefas, a acumulação de tarefas é inimiga da organização – “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”
  13. Crie hábitos e rotinas, essenciais para que a organização “dure e perdure”!
  14. A desordem invisível é tão importante como a visível. Para uma melhor motivação comece pela visível (a que está a frente dos nossos olhos) e lentamente vá organizando a invisível (armários, gavetas, etc.).
  15. Faça uso da frase “menos é mais”. Tenha só o que realmente gosta e usa. O consumismo tornou-se um acto quase natural e que nos leva muitas vezes a comprar mais do que precisamos.

Como organização é um processo que nunca acaba, até porque o que funciona hoje pode não funcionar daqui a algum tempo, o que é importante é encontrar soluções funcionais, de acordo com as necessidades diárias de cada um.

Para que não perca tempo e não esmoreça a vontade de organizar, mãos à obra!

1 thought on “15 Dicas fundamentais de organização da casa

Em que é que está a pensar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Instagram did not return a 200.