5 dicas para se organizar

5 dicas para se organizar

5 dicas para se organizar

Para uma organização perfeita há várias fases que têm que ser concluídas para que esta funcione a nosso favor e nos traga funcionalidade e uma mais-valia à nossa vida. Hoje em dia, com todas as solicitações que nos são exigidas no dia-a-dia, ser-se organizado é a chave de ouro para que consigamos responder de uma forma eficiente a estas solicitações, e assim ter mais qualidade de vida e mais tempo, para o que realmente gostamos de fazer.

Organizar estimula a criatividade, porque nos obriga a encontrar soluções viáveis e sustentáveis de forma a conseguirmos manter tudo sobre controlo e em ordem.

1º Fase – Destralhar

Destralhar é uma das principais fases da organização e sem esta é impossível organizar. Destralhar (neste caso a casa) é eliminar dos espaços tudo aquilo que já não usamos, de que não gostamos ou que já não tem qualquer utilidade. Destralhar é um processo contínuo que nunca termina porque todos os dias entra tralha em nossa casa. O importante é ter a capacidade de ir destralhando. Ao destralhar evita o desperdício de espaço físico, hoje tão importante com a redução cada vez maior das áreas das casas.

2º Fase – Limpar

Depois de destralhar é fundamental limpar os espaços, limpeza traz energias positivas, equilíbrio e bem-estar. Segundo a filosofia budista manter cada ambiente limpo purifica o espirito, renova energias e liberta a mente.

3º fase – Organizar

Organizar ao contrário do que muitas pessoas pensam não apenas é arrumar: organizar é projectar e planear a maneira mais prática e funcional para que determinado lugar, quer seja uma gaveta, um armário ou mesmo uma divisão da casa, fique coerente com o que desejamos arrumar.

4º Fase – Arrumar

Arrumar é colocar cada objeto no lugar projetado pela organização. Com um lugar definido esse objeto nunca se perde porque sabemos sempre onde o procurar. O simples hábito de manter, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar, facilitará perto de 80% a arrumação de uma casa.

5º Fase – Manter

A manutenção é fundamental para que tudo o que foi dito acima resulte. Para manter a organização é necessário no dia-a-dia disciplina, persistência e criação de hábitos e rotinas que façam com que tudo fique em ordem. Se formos capazes de devolver ao lugar certo, determinado objeto depois de usado, é meio caminho andado para que a casa se mantenha ordenada. A acumulação de objetos fora do lugar cria desordem, mal-estar e stress.

O lugar onde moramos reflete aquilo que nós somos, assim sendo, se formos organizados e metódicos, somos de certeza mais felizes!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.